Quatro casos de infecções pela variante Delta do coronavírus foram confirmados nesta terça-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Todos eles são de moradores de Goiânia.
Segundo a pasta, ainda não há, porém, confirmação de transmissão comunitária da variante no estado.
Dos quatro casos, um fez uma viagem internacional e outro é um contato próximo dela. As demais estão relacionadas com um surto em Brasília. A capital federal já declarou transmissão comunitária da Delta.
A nota divulgada pela SES-GO informa ainda que um caso suspeito está sendo investigado. Trata-se de um morador de Anápolis, que também tem ligação com o surto em Brasília. A pasta aguarda resultado do sequenciamento genético.
A variante Delta surgiu na Índia e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve se tornar dominante no mundo. Ela é responsável pela quase totalidade dos novos casos no Reino Unido, por exemplo, e repiques de casos de covid-19 em locais com alta taxa de vacinação, como Israel, França, Itália e Estados Unidos.
A Delta é mais transmissível, mas estudos não indicam que ela é mais letal que outras mutações do coronavírus. As vacinas disponíveis no Brasil mostraram-se eficazes contra a variante, mas há uma necessidade ainda maior de que se tome as duas doses do imunizante.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / variante Delta / Cidades / Destaque