SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Durou pouco a permanência do Santa Cruz na Série A do Campeonato Brasileiro. Após ser vice-campeão da Série B e conquistar o acesso em 2015, o time pernambucano voltou à segunda divisão com a derrota por 1 a 0 para o Coritiba nesta quarta (16), no Couto Pereira. Leandro foi o autor do único gol da partida.
O resultado faz do Santa Cruz o primeiro time rebaixado neste Campeonato Brasileiro, com três rodadas de antecedência. Com apenas 27 pontos somados, não pode mais alcançar o Vitória, que soma 39 e é, hoje, o primeiro time fora da degola.
Por outro lado, o resultado praticamente assegura a permanência do Coritiba na Série A. O time do técnico Paulo César Carpegiani foi a 45 pontos, assumindo o 14º lugar, e abre sete pontos em relação ao Internacional, que ainda joga nesta quinta, contra a Ponte Preta, em casa.
O atacante Kleber foi o jogador mais participativo do Coritiba, com boas jogadas e até alguns carrinhos que empolgaram a torcida alviverde. Mas acabou sendo mesmo decisivo na jogada e no passe que resultaram no único gol da partida, feito por Leandro.
O Coritiba encontrou dificuldades diante do Santa Cruz, especialmente na etapa inicial. Mais consciente, o time pernambucano saiu bem nos contra-ataques e criou boas chances de gol, inclusive uma bola na trave de Grafite. Já a equipe paranaense errou muitos passes, teve trabalho na saída de bola e encontrou dificuldades diante da defesa nordestina. Só conseguiu levar a melhor depois de 74 minutos, com uma boa jogada de Kleber e finalização melhor ainda de Leandro.
O Coritiba continua invicto no Couto Pereira sob o comando de Paulo César Carpegiani. Desde a chegada do treinador, no início agosto, o time alviverde acumula seis vitórias e três empates em seus domínios.
CORITIBA
Wilson; César Benítez, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; Amaral, Juan (Yan) e Raphael Veiga (Iago); Leandro, Kazim e Kleber. T.: Paulo César Carpegiani
SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Vítor (Arthur), Luan Peres, Danny Morais e Roberto; Derley (Bruno Moraes), Jadson (Pisano), João Paulo e Léo Moura; Keno e Grafite. T.: Adriano Teixeira
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Gol: Leandro, aos 29 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Raphael Veiga, Carlinhos (C), Danny Morais e Derley (S)