O abastecimento de água de Aruanã continua suspenso pela Saneago nesta terça-feira (4). O bombeamento na Estação de Tratamento foi interrompido nesta segunda para análise das águas do Rio Vermelho.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) registrou mortes de vários peixes no manacial nos últimos dias. Por isso, o abastecimento foi interrompido para análise de água.
Havia suspeita de contaminação por poluentes químicos, mas os exames descartaram a possibilidade. Porém, os resultados mostraram uma quantidade excessiva de matéria orgânica e baixo índice de oxigênio.
Destarte, a Saneago optou por manter a suspensão do sistema de abastecimeno até que haja um resultado com melhorias dos parâmetros de matéria orgânica e oxigênio dentro da normalidade.
A estatal prevê que o sistema seja normalizado a partir desta quarta-feira (5) e pede que a população consuma de forma moderada suas reservas domiciliares. Enquanto isso, a Saneago fornece água tratada para escolas e unidades de saúde por meio de um caminhão-pipa que é abastecido em Britânia. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 645 0115.