Nesta sexta-feira (20), o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), deu continuidade à divulgação dos nomes de futuros secretários que integrarão sua equipe a partir de 1º de janeiro de 2025. Em um evento realizado na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Mabel apresentou quatro novos nomes de pessoas que farão parte de sua equipe, destacando suas experiências e prioridades para os cargos.
Para Mabel, a combinação entre competência técnica e visão política é essencial para o sucesso da administração municipal. “Em nomes técnicos, como a visão política, também precisa ter a cidade um município político. Então, você precisa ter essa visão política também, mas são nomes preparados, técnicos para as funções”, destacou Mabel. O prefeito também ressaltou que manteve diálogo constante com a Câmara de Vereadores para garantir que os nomes escolhidos atendam tanto ao aspecto técnico quanto político.
Mabel enfatizou que, apesar de algumas áreas exigirem um trabalho técnico mais aprofundado, como as relacionadas à Comurg, IMAS, AMMA e SMM, ele tem buscado manter um alinhamento político com todas as partes envolvidas. “Mesmo no SMM, nós temos conversado com políticos também, então tudo que é possível ser conversado politicamente, nós temos essas conversas com toda a classe política”, completou.
Em comparação com Iris Rezende, Mabel conta que ele adotava uma postura mais rígida quanto às indicações de cargos, e que ele tem uma visão mais flexível e inclusiva. “Tenho uma visão um pouco diferente, porque eu vou cortar muitas coisas, mas eu quero aproveitar pessoas e não tem nenhum problema pra mim se o vereador indicar uma pessoa técnica pra um cargo que exige aquele tipo de pessoa”, afirmou Mabel reafirmando sua proposta de aproveitar ao máximo as qualidades de sua equipe.
Por exemplo, nós temos um secretário que pensava-se nele para um cargo, mas ele tecnicamente não tinha a sensibilidade que eu precisava para aquela função. Mas ele tinha muita boa experiência em outro cargo.
Em cada anúncio, o prefeito fez uma breve apresentação sobre o histórico de cada novo secretário, enfatizando suas qualificações e as principais ações que serão implementadas nas respectivas secretarias. Confira o perfil e um breve histórico dos novos nomes anunciados:
Tarcísio Abreu – Secretaria de Engenharia de Trânsito
Para a Secretaria de Engenharia de Trânsito, Mabel nomeou Tarcísio Abreu, ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTC) durante o governo de Rogério Cruz. Mabel elogiou a experiência de Abreu na área de transporte coletivo em Goiânia e destacou que, em sua gestão, a prioridade será a integração do sistema de transporte. em 255 km de vias urbanas da cidade.
Juliano Santana Silva – Secretaria de Habitação
A Secretaria de Habitação será comandada por Juliano Santana Silva, que assume a missão de entregar mil escrituras por mês, com o objetivo de regularizar bairros que aguardam a documentação há mais de 30 anos. Mabel anunciou que, além disso, a meta de sua gestão será a construção de 15 mil casas, e que já se alcançou um avanço de 5 mil unidades. O prefeito também garantiu que a secretaria contará com uma estrutura própria e robusta para garantir a execução eficaz das políticas habitacionais.
Fábio Cristino – Secretaria de Inovação e Transformação Digital
Fábio Cristino, empresário da área de tecnologia, foi nomeado para comandar a Secretaria de Inovação e Transformação Digital. Mabel destacou a necessidade de modernizar os sistemas e processos da prefeitura, especialmente na área da saúde. A principal proposta da nova gestão será integrar todos os sistemas municipais, especialmente os dados relacionados à saúde, para otimizar o atendimento e a gestão.
Wanderlei Toledo – Secretaria de Articulação e Captação de Projetos
A Secretaria de Articulação e Captação de Projetos ficará sob a responsabilidade de Wanderlei Toledo, que tem vasta experiência na captação de recursos, tendo atuado na gestão de Paulo Garcia. Mabel enfatizou a importância da captação de recursos para o desenvolvimento de Goiânia e afirmou que sua gestão buscará garantir que nenhum recurso disponível seja perdido.
Lista dos secretários já anunciados: