Para início de conversa sobre se air fryer gasta muita energia, a resposta é não. Estes eletrodomésticos que estão cada vez mais presentes na cozinha do brasileiro não consomem muita eletricidade. As air fryers usam energia de forma eficiente e, em comparação com um forno, por exemplo, reduzem os tempos de cozimento em até 25%, o que faz com que a fritadeira elétrica funcione por menos tempo ao cozinhar.
Mesmo assim, se há preocupação de que a air fryer gasta muita energia, é possível calcular o gasto mensal do eletro. Anote a potência da airfryer, quantas horas ela funciona no mês e o valor do kilowatt – hora (kWh).
Converta a potência para kW (kilowatts), dividindo por 1.0001.970/1.000 = 1,97 kW (kilowatts). Supondo que foi usada 20 minutos por 20 dias, basta multiplicar um pelo outro 20 x 20 = 400 minutos/mês e converta os minutos em horas = (1 hora = 60 minutos). 400/60 = 6,66 horas/mês.
Descubra o valor do kW e multiplique pelas horas de uso. Mas vale lembrar que há variação dependendo do estado brasileiro em que ela é usada, a potência da air fryer, quantas vezes usa ao mês e por quanto tempo usa por mês.
Outra dúvida muito frequente é se é mais saudável comer alimentos preparados na air fryer. Especialistas afirmam que, em comparação com a fritura por imersão e óleo, obviamente os alimentos da fritadeira elétrica são mais saudáveis, conforme publicado pela BBC.
Então, entre as duas opções, vale muito mais apostar na air fryer, mas ainda há maneiras que continuam sendo ainda mais saudáveis quanto na air fryer, como grelhar ou cozinhar os alimentos no vapor. Cozinhar legumes no vapor, por exemplo, ajuda a manter todos os nutrientes que eles possuem.