21 de dezembro de 2024
Empresas e Negócios

Saiba quais são as 10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos gerais da sua execução.

Quem trabalha nessa área deve desenvolver habilidades para enfrentar os momentos mais críticos do projeto, buscando soluções de forma ágil, resolvendo os conflitos de interesses e motivando a equipe, mesmo nos momentos de maior pressão.

Para isso, é necessário usar as melhores ferramentas e soluções de mercado, garante o coordenador do curso de MBA em Gestão de Projetos do IPOG, Luís Volpato, que também cita as dez áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos:

1. Integração
Os processos dessa área são: desenvolver o termo de abertura e o plano de gerenciamento de projeto; orientar e gerenciar sua execução; monitorar e controlar todo o trabalho; realizar o controle integrado de mudanças e fazer o encerramento do mesmo.

2. Escopo
Os processos de controle e monitoramento permitem verificar se o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento. Esse procedimento envolve: coleta de requisitos; definição do escopo; criação da EAP (Estrutura Analítica do Projeto); verificação e controle do escopo.

3. Tempo
Os processos de planejamento definem as atividades que vão para o cronograma, a ordem de precedência das atividades, o tipo e a quantidade de recursos necessários, o tempo para concluir as atividades, além de incluir a verificação do andamento do trabalho.

4. Custo
Esta área descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

5. Qualidade
Os processos aqui, determinam padrões ou normas de qualidade que devem ser seguidos durante o projeto, envolvendo a auditoria da qualidade, ou seja, se o trabalho está sendo seguido conforme foi planejado e se será entregue de acordo com os padrões e normas pré-definidos.

6. Recursos Humanos
Esta área descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. São determinados os tipos e o perfil dos profissionais, além da hierarquia da equipe e quem será responsável pelo o que quando ele estiver em execução.

7. Comunicações
Os processos desta área de conhecimento determinam quem está envolvido no projeto, definem como as comunicações vão ocorrer quando o projeto iniciar e determina os tipos de informações geradas, quem é o responsável, qual o meio, quem vai recebe-las, qual a periodicidade.

8. Riscos
Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como os riscos serão planejados.

9. Aquisições
Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as respostas dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e, por último, formalizar a finalização do contrato.

10. Partes Interessadas
Os processos dessa área são: identificar as partes interessadas e seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto; planejar o gerenciamento das partes interessadas, desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.


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