Praticamente todo mundo já sabe que no próximo sábado (14) acontecerá o fenômeno cósmico no céu possível de ver de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, mas poucos sabem como ver o eclipse solar. Diferente da última vez em que ele ocorreu, em junho de 2021. Alguns estados, principalmente os do Norte e Nordeste terão maior parte da cobertura do sol visível, especialmente na Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nesta parte do Brasil, o “anel de fogo” por consequência da sobreposição entre Lua, Terra e Sol será em sua maior parte visto como “anular”, no restante do país, o fenômeno será visível como parcial.
Vale lembrar que, apesar da informação de quando ele ocorrerá, há os horários específicos e, principalmente, como poder vê-lo da forma correta. Especialistas lembram que não é recomendável usar simples óculos de Sol, ainda que tenha uma lente com muita qualidade, por que isso não protege os olhos dos raios solares e pode causar danos à saúde.
O correto para ver o eclipse solar com segurança é usar um telescópio com filtro adequado para observação solar; ou um “óculos para eclipse solar”, normalmente vendidos em lojas especialistas em produtos astronômicos; ou, a forma mais simples, comprar vidros de soldador número 14 ou superior.