O Dia da Consciência Negra é feriado, mas, celebrado no dia 20 de novembro, só foi considerado como tal em seis estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. No Distrito Federal, a data não é considerada um feriado e, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins contam com feriado em apenas algumas cidades.
As cidades de Goiás em que o Dia da Consciência Negra é feriado são Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás, Santa Rita do Araguaia. Enquanto isso, tramita um projeto de lei no Congresso Nacional , de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que propõe que a data seja feriado em todo o território brasileiro. O texto já foi aprovado no Senado e está na Câmara dos Deputados para ser votado.
O Dia da Consciência Negra foi escolhido em 20 de novembro por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro na história do Brasil e um símbolo da resistência e luta contra a escravidão. A data é para comemorar a cultura afro-brasileira e para promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial e do combate ao racismo.
Leia também: Após Lula comemorar feriados que caem no sábado, veja quais serão as folgas de 2024