A partir de março de 2020 a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física deixou de ser emitida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em Goiás, e foi substituída pela versão digital. Agora, o trabalhador que perdeu a Carteira de Trabalho impressa e deseja retirar a segunda via do documento, ou quer fazer a primeira via, só precisa acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Previdência.
Para ter o documento digital sempre disponível no celular, sem risco de perder, amassar ou danificar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O App está disponível na loja virtual Apple Store e no Play Store, nas versões para Android e IOS.
O acesso é feito a partir da plataforma GOV.BR, sendo necessário o cadastro prévio no sistema do acesso.gov.br. A página é segura e garante o acesso a serviços digitais do governo. Se o usuário ainda não tiver conta no sistema, basta criar uma conta direto no site.
Após o procedimento de criação de acesso ao sistema GOV.BR, o usuário pode acessar o aplicativo do Carteira de Trabalho Digital com a senha e informações de login. Para isso é preciso estar com os documentos de identificação pessoal em mãos e ter um celular compatível com o aplicativo. A partir daí, terá todas as informações sobre os últimos vínculos de trabalho cadastrados.
A mesma portaria federal que instituiu a suspensão do documento físico, em setembro de 2019, também determinou que todas as empresas são obrigadas a aceitar o documento digital. O usuário que tiver dificuldade para baixar o CTPS digital ou não conseguir criar uma conta poderá solicitar ajuda agendando atendimento presencial pelo site do Vapt Vupt ou retirar dúvidas pelo canal de atendimento da Seds nos telefones: 62 3524-1476 / 2708.
Leia mais sobre: Notícias do Estado