16 de dezembro de 2024
Saúde pública • atualizado em 02/10/2023 às 17:04

Saiba como agendar consultas pelo SUS em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia dispõe de canais de agendamento pelo Teleconsultas, WhatsApp e por meio do aplicativo Saúde Fácil
Os atendimentos médicos são realizdos nos Centros de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Ciams. Foto: Claudivino Antunes
Os atendimentos médicos são realizdos nos Centros de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Ciams. Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Goiânia dispõe de três canais para agendamento de consultas médicas ambulatoriais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os atendimentos em clínica geral, ginecologia e obstretícia, generalista e pediatria podem ser agendados previamente pelo Teleconsultas, WhatsApp ou por meio do aplicativo Saúde Fácil.

Atualmente, as consultas são realizadas nos Centros de Saúde (CS), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams). Para agendar, o paciente pode ligar no telefone da central de atendimento do Teleconsulta (0800 646 1560), que atende todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, entrar em contato pelo WhatsApp (62) 3524-6305 ou por meio do aplicativo Saúde Fácil, disponível para sistemas Android e IOS.

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Encaminhamento

Os atendimentos para as demais especialidades médicas funcionam por meio de encaminhamento. Quando o paciente é atendido em uma UBS e há necessidade de uma consulta com especialista, o profissional da unidade faz a atualização por meio da Central de Regulação de Goiânia.

A superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias, explica o procedimento.“Esse processo não apenas simplifica o agendamento para os cidadãos, mas também agiliza o encaminhamento para consultas especializadas e garante que os pacientes recebam o atendimento necessário de forma eficiente e oportuna”, avalia Cynara.

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Nestes casos, é necessário que o paciente passe primeiro por uma avaliação prévia com o clínico geral para depois ser encaminhado para especialidade que vai tratar da queixa específica. No encaminhamento, o agendamento fica por conta da própria unidade que prestou atendimento, sem necessidade de que o paciente solicite agendamento pelas centrais novamente.

Para agendar a primeira consulta, basta acessar um dos canais abaixo:

  • Teleconsulta: 0800 646 1560
  • WhastApp: (62) 3524-6305
  • Aplicativo Saúde Fácil – disponível para Android e IOS

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