O sistema de estacionamento rotativo da Área Azul em Goiânia está funcionando de forma totalmente digital. A modernização teve objetivo de facilitar a compra dos bilhetes e eliminar a necessidade do uso das fichas impressas. Agora, os condutores devem adquirir o bilhete da Área Azul exclusivamente por meio do aplicativo Prefeitura 24 Horas.
Conforme a Prefeitura de Goiânia, a implementação do novo sistema para estacionamento rotativo em alguns bairros de grande movimentação na capital é para maior agilidade no uso das vagas. A mudança já está em vigor.
Como comprar o bilhete Área Azul
Diante da mudança, a Prefeitura orienta os motoristas a como adquirir o bilhete digital, de modo a utilizar adequadamente a Área Azul. Para realizar a compra, primeiramente é necessário baixar o aplicativo “Prefeitura 24 Horas“.
A plataforma permite a compra de cartões virtuais de estacionamento com opções de 1 hora, por R$ 1,50, ou 2 horas, por R$ 2,50, com possibilidade de pagamento via Pix ou cartão de crédito. O serviço está disponível nas regiões de Campinas, que possui 1.979 vagas, no Centro, com 1.712 vagas disponíveis e na região da 44, com 150 vagas. Ao todo, a capital possui 3.841 vagas, incluindo espaços reservados para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Passo a passo para aquisição do bilhete
Para utilizar o serviço, ainda é preciso e realizar o cadastro no aplicativo Prefeitura 24 Horas. Com o cadastro feito, basta seguir as etapas listadas abaixo e comprar o bilhete digital:
- Abra o aplicativo “Prefeitura 24 Horas” e realize seu cadastro;
- Após o cadastro, clique no ícone da Área Azul dentro do aplicativo;
- Insira as informações solicitadas, como o tempo de permanência desejado (1h ou 2h);
- Realize o pagamento do valor conforme selecionado utilizando Pix ou cartão de crédito;
- Retorne ao veículo dentro do prazo previsto ou adquira um novo bilhete caso precise permanecer por mais tempo.
A Prefeitura de Goiânia destaca que a utilização do estacionamento da Área Azul requer o cumprimento de algumas regras. Se o veículo permanecer na vaga além do tempo permitido pelo bilhete (de 1h ou 2h), poderá sofrer multa. Além disso, nas vagas exclusivas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, é obrigatório o uso do bilhete da Área Azul juntamente com o cartão especial que comprove o direito ao estacionamento. Esses cartões são emitidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
Vale ressaltar que motos não pagam estacionamento, mas devem estacionar apenas nas áreas específicas. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os motoristas podem procurar um agente de trânsito ou entrar em contato pelos telefones 62 3524-2901 (Centro/Região 44) ou 62 3524-8635 (Campinas). Confira abaixo os locais de estacionamento Área Azul em Goiânia:
- Campinas: 1.979 vagas, sendo 48 para idosos e 31 para pessoas com mobilidade reduzida, distribuídas em ruas como Jaraguá, Quintino Bocaiúva, Rio Verde, Benjamin Constant, Santa Luzia, Ipameri, Pouso Alto e Senador Jaime. Nas avenidas Alberto Miguel, Honestino Guimarães, Anhanguera, São Paulo e Minas Gerais.
- Centro: 1.712 vagas, com 28 para idosos e 46 para pessoas com mobilidade reduzida, localizadas nas ruas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 23. Nas avenidas Araguaia, Goiás e, Anhanguera e Tocantins.
- Região da 44: 150 vagas, das quais 8 são para idosos e 4 para pessoas com mobilidade reduzida, localizadas na Rua 44 e Avenida Contorno.
Leia mais sobre: Área Azul Goiânia / Bilhete Área Azul / Onde comprar bilhete Área Azul / Prefeitura de Goiânia / Cidades / Goiânia