A rádio Sagres 730, neste domingo (15), irá completar sua 64ª transmissão na Copa da Rússia 2018, alcançando um dos maiores feitos de sua história.
A decisão do mundial entre Croácia e França, que acontecerá às 12h (de Brasília), em Moscou, fecha a odisseia da equipe que está no país sede há mais de 40 dias.
Única emissora do Centro-Oeste licenciada pela FIFA, com direitos adquiridos para as transmissões de todos os 64 jogos, a rádio Sagres 730 está com todas as posições definidas dentro do estádio Lujniki, de onde será realizada a última transmissão da emissora em solo russo. Toda estruturação foi realizada por Adriano Herrero, engenheiro técnico da emissora.
Para o confronto que vai definir o campeão mundial em 2018, a Sagres 730 irá contar com força máxima em campo. Todos os profissionais da equipe, na Rússia, foram escalados para mais este momento histórico.
A narração será de Everaldo Marques. Os comentários estão a cargo de Monara Marques, que também é a coordenadora de projetos da emissora, e Wendell Lira. As reportagens serão realizadas por Thiago Arantes, Thiago Rabelo e Rafael Bessa.
O jornalista Rafael Bessa foi quem acompanhou todos os passos da seleção Brasileira antes e durante o mundial. Em entrevista ao site Diário de Goiás, o jornalista falou sobre a sensação de estar na cobertura da Copa, podendo participar diretamente da grande decisão.
“A sensação de estar na Rússia é semelhante a um sonho. Eu posso dizer, porque a cada momento, e olha que eu estou aqui há quase quarenta dias, eu me pego reafirmando ‘será que eu estou realmente aqui’? Aí eu vejo as letras em cirílico (alfabeto russo) ‘risos’, é eu tô aqui! É mais do que um sonho. Por quê? Eu, durante muito tempo da minha vida, eu posso dizer que há mais de 12 anos eu sonhei em estar aqui (Copa da Rússia); viver esse momento”, exclamou Bessa.
Neste domingo (15), Rafael Bessa afirma a possibilidade de viver um dos momentos mais importantes da sua carreira, quando a jornada esportiva da emissora iniciar para a final inédita entre Croácia e França. Ele faz uma análise de como imagina ser os instantes até o início da partida.
“Agora, pensar na final. Eu quero pensar um instante de cada vez. Eu quero viver estas próximas 24h, é meio clichê, mas quero viver intensamente. Minuto a minuto, passo a passo, ação por ação, porque tá sendo, realmente, um sonho, uma realização. Você vai me perguntar, ‘você não planejou estar aí?’ Sim, eu sempre sonhei, mas as vezes eu desacreditava que algum dia eu poderia estar aqui. Então, tá sendo um sonho. Assim, as vezes faltam palavras para descrever o misto de sensações que passa na cabeça, o misto de sentimentos que a gente passa e vive nesse momento. É realmente emocionante. A primeira vez é assim, inesquecível. Tão longe de casa, com uma cultura tão diferente, tendo inúmeros contrastes, então, tá sendo inesquecível. Inesquecível, essa é a palavra”, concluiu Rafael Bessa.
Durante este período em que esteve na Rússia para a cobertura da Copa, a emissora goiana conquistou números históricos quanto as transmissões. Exemplo disso, foi o dia 17 de junho, quando a rádio Sagres 730 transmitiu cinco jogos em horários diferentes.
Pelo Mundial França 2×1 Austrália, Argentina 1×1 Islândia, Peru 0x1 Dinamarca, Croácia 2×0 Nigéria, além de Vila Nova 0x0 Atlético, pela Série B.