A Rússia propõe à União Europeia (UE) uma revisão completa das relações bilaterais e espera a conclusão de consultas internas na UE, disse o representante permanente da Rússia na União Europeia, Vladimir Chizhov, nesta quinta-feira (16).
O representante permanente afirma que a Rússia espera uma cooperação produtiva com a União, ao destacar que a elite europeia já reconheceu a importância de normalização das relações bilaterais.
“Propusemos aos nossos colegas europeus efetuar uma revisão das relações em todas as áreas, primeiro internamente em cada uma das partes, e depois discutir os resultados obtidos conjuntamente. A propósito, mais de metade dos nossos ministérios e departamentos federais estão envolvidos na cooperação com a União Europeia. Esperamos a conclusão das consultas internas da União Europeia e estamos prontos para conversações”, disse Chizhov ao jornalRossiyskaya Gazeta.
Após o referendo da reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014, os Estados Unidos e a UE impuseram sanções contra a Rússia, incluindo restrições econômicas. Em agosto de 2014, Moscou respondeu com um embargo sobre as importações de produtos alimentares provenientes desses países.
O Ocidente afirma que as sanções serão eliminadas em caso de cumprimento completo dos acordos de Minsk.
Leia mais sobre: Arquivo Diário de Goiás