Os estados da Região Centro-Oeste reúnem atrações turísticas que estão entre as mais buscadas por  viajantes nacionais e estrangeiros. As belezas naturais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás impulsionam o ecoturismo e Brasília, no Distrito Federal, é um dos conjuntos urbanos mais modernos do mundo.

Se você está montando um roteiro nacional, poderá escolher o que fazer em sua viagem no Brasil seguindo estas sugestões. Veja o que está no topo da lista dos quatros estados do Centro-Oeste brasileiro:

Mato Grosso do Sul – Bonito

Importante polo de ecoturismo mundial, Bonito, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, reúne rios de água cristalina, lagoas, cachoeiras e cavernas em meio a uma exuberante flora, com exemplares de Mata Atlântica e Cerrado. Este rico ecossistema é o habitat natural de inúmeras espécies terrestres e aquáticas. É o lugar ideal para viajantes aventureiros que buscam trilhas para percorrer a pé ou de bicicleta, arvorismo, mergulho em rios e lagoas, rapel, caiaque, cavalgada, turismo de contemplação e muito mais.

Publicidade

Um dos lugares mais visitados é o Aquário Natural. Nele o turista flutua no Rio Baía Bonita contemplando o movimento de diversas espécies de peixe por águas cristalinas e vegetação subaquática. A Gruta do Lago Azul, cartão postal de Bonito, tem o nome inspirado no azul intenso das suas águas. Os visitantes descem até a lagoa observando elementos como estalactites e estalagmites e chegam ao lago, com cerca de 90 metros de profundidade. Estes são exemplos de passeio. A região de Bonito oferece mais de 40 pontos turísticos, além de excelente infraestrutura para atender os visitantes.

Publicidade

Mato Grosso – Chapada dos Guimarães

Relevo impressionante com formações rochosas, cachoeiras, nascentes e mirantes, a Chapada dos Guimarães está entre os principais pontos turísticos do Brasil, para quem busca turismo de aventura e contemplação. Na região estão mais de 40 sítios arqueológicos, dois paleontológicos e mais de 450 cachoeiras. A Chapada é o Centro Geodésico da América do Sul – está num ponto equidistante do Oceano Pacífico e Atlântico.

Entre as atrações do Parque Nacional destacam-se os cânions de arenito vermelho-alaranjado e a Cidade de Pedra, com formações rochosas impressionantes esculpidas pela natureza. A cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda, termina num poço de águas cristalinas. Espécies de aves coloridas completam a beleza destas paisagens. Trilha, rapel, rafting e canoagem estão entre as atividades mais praticadas. 

Publicidade

Goiás – Caldas Novas

Águas termais e ecoturismo formam o complexo de Caldas Novas, o mais visitado de Goiás. Duas cidades da região, Caldas Novas e Rio Quente, forma a maior estância hidromineral do mundo. Das nascentes jorram águas relaxantes e com propriedades medicinais, com temperatura de 37,5° C.

Diversos hoteis e parques aquáticos estão preparados com excelente infraestrutura para receber turistas de qualquer parte do mundo que buscam onde ficar em sua viagem no Brasil. Além das piscinas, trilhas, cachoeiras, do turismo de contemplação e meditação, um dos passeios obrigatórios é o Hot Park, um complexo de piscinas de água quente natural e praia artificial, único no planeta nessa categoria.

Distrito Federal – Brasília

Brasília, projetada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer em 1960, para ser a Capital Federal, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Em meio ao cerrado, a cidade reúne um conjunto arquitetônico único. Prédios e monumentos ocupam a moderna planta popularmente comparada a um avião.

Ruas amplas, áreas verdes enormes e lagos abrigam o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Itamaraty, o prédio do Supremo Tribunal Federal, a Catedral de Brasília, entre outros.

Publicidade