O governador Ronaldo Caiado formalizou a compra do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre durante sua visita à capital do Rio Grande do Sul. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante uma reunião com o prefeito Sebastião Melo, no paço municipal.
A iniciativa tem como objetivo melhorar a integração, agilidade, eficiência e qualidade do atendimento aos pacientes em Goiás, além de reduzir as filas de internação e cirurgias. O novo sistema oferecido ao estado indicará o status dos pacientes em situações de urgência, emergência e cirurgias eletivas, além do custo de cada procedimento, tempo de internação e disponibilidade de vagas nos serviços especializados em saúde.
Desenvolvido pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o sistema consiste em três plataformas dedicadas à regulação no SUS e faz parte do sistema oficial de regulação do governo do Rio Grande do Sul, por meio de um convênio com a prefeitura.
As plataformas incluem o Gerenciamento de Consultas (Gercon), Gerenciamento de Internações (Gerint) e Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac), que permitem o compartilhamento de informações com os prontuários dos serviços de saúde.
Segundo Ronaldo Caiado, o objetivo é avançar na redução do tempo de internação e de cirurgias. As negociações para aquisição do sistema começaram em julho de 2023, quando Melo esteve em Goiânia para se reunir com Caiado no Palácio das Esmeraldas.
O prefeito Sebastião Melo destacou que o sistema contribuirá para reduzir custos e melhorar o atendimento aos cidadãos que dependem do SUS em Goiás, expressando gratidão pela parceria e comprometendo-se a trabalhar para implementar o sistema o mais rápido possível.