O primeiro encontro entre o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o novo presidente estadual do Republicanos, Roberto Naves, que é prefeito de Anápolis, está previsto para a sexta-feira, 29. Vai ser um almoço com ingredientes bem políticos no cardápio.
Cruz confirmou ao Diário de Goiás nesta quarta, 27, que a nova fase dentro do partido será definida a partir deste encontro. E ele confirmou, também, que a nomeação de Roberto Naves “facilita as negociações políticas entre o partido e a gestão da cidade de Goiânia”.
O prefeito da capital vinha sendo criticado por dirigentes da legenda que viam pouco espaço, tanto em cargos, quanto nas decisões importantes que o gestor anuncia. Nos últimos dias, Cruz suou a camisa dialogando para apagar o fogo amigo.
O primeiro sinal positivo veio da vereadora Sabrina Garcez, presidente do Diretório Metropolitano. Ontem ela declarou à reportagem do DG que após reunião com Rogério Cruz, o Republicanos e ele tinham se acertado.
Por enquanto, porém, ainda não ficou claro em que o prefeito de Goiânia vai ceder ou beneficiar o partido por onde se elegeu. Se vai, por exemplo, entregar cargos ao partido. Nem Garcez, nem o novo presidente do Republicanos goiano, já se manifestaram a respeito.
Naves foi escolhido para liderar o Diretório Estadual do partido no mesmo dia em que assinou filiação na legenda, saindo do PP goiano. Tudo foi tocado pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP).
Marcos Pereira tirou do cargo o ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo Candango, que havia colocado à frente do partido no início de 2023.
Hildo era crítico ferrenho da condução de Cruz, mas sofria desgastes internos também. O deputado estadual Clécio Alves, por exemplo, atacou Hildo quando ele ameaçou uma debandada de republicanos da Prefeitura. Procurado esta semana, o ex-prefeito não atendeu nem retornou as ligações da reportagem.