25 de novembro de 2024
Destaque 2

Rogério Cruz é favorável aos jogos da Copa América em Goiânia

Estádio Olímpico poderá ser um dos palcos da Copa América, após Goiania ser confirmada como cidade-sede (Foto: Goinfra)
Estádio Olímpico poderá ser um dos palcos da Copa América, após Goiania ser confirmada como cidade-sede (Foto: Goinfra)

Apesar de endurecer as regras sanitárias para o comércio em Goiânia, o prefeito da capital Rogério Cruz (Republicanos) não vê problemas em recepcionar a Copa América no município. “Estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável a realização do torneio”, pontuou por meio de nota encaminhada por sua assessoria nesta terça-feira (1º/06). Estádio Olímpico e o Antônio Accioly tem condições de receber o evento.

O republicano destacou que da mesma forma como acontece nos Campeonatos Brasileiros da “Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil”, o mesmo pode ser feito com a Copa América da Conmebol. “Estabelecidos protocolos sanitários seguros”, garante.

Veja o posicionamento na íntegra:

O prefeito Rogério Cruz recebeu ligação do governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira (1/6), para consultá-lo sobre a realização da Copa América em Goiás. O prefeito lembrou que os estádios da capital são geridos pelo Estado e que, estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável à realização do torneio, assim como ocorreram partidas dos campeonatos nacionais da Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em Goiânia. 

A decisão se dá quatro dias após a Prefeitura de Goiânia divulgar um novo decreto que retoma restrições para as atividades comerciais na capital. A crescente ocupação dos leitos de enfermaria e UTI foi um fator preponderante para a tomada de decisão. Nesta terça-feira (01/06), Goiânia tem pouco mais de 75% dos leitos de UTI ocupados.

Após a edição 2020 da Copa América cair no colo do Brasil, em decorrência das desistências das sedes Colômbia e Argentina, Goiânia foi confirmada como uma das cidades que recepcionará alguns jogos. O anúncio foi feito no começo da noite desta terça-feira (01º/06) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). 

Bolsonaro também confirmou que Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro também irão receber as partidas. A tendência é que a primeira partida seja realizada em Brasília e a final em gramados cariocas. Em Goiânia, o Estádio Olímpico e o Antônio Accioly estão aptos a realizarem partidas internacionais.

O ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos foi quem publicou pela primeira vez nas redes sociais a confirmação das cidades-sede. Ele comemorou, mencionando que a “coerência” venceu. “Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Bandeira do Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana,sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em  MT, RJ, DF e GO, sem público.”.

A expectativa é que o governador Ronaldo Caiado (DEM) ainda hoje (01) dê mais explicações acerca da logística e realização dos jogos. O estádio do Dragão já havia sido oferecido à organização do evento pelo próprio presidente do clube. O desejo foi demonstrado por meio de publicação do mandatário rubro negro, Adson Batista, em uma rede social. 

“O Estádio Antônio Accioly está à disposição da Conmebol para disputa da Copa América 2021. Nós temos o Governador Ronaldo Caiado e o Prefeito Rogério Cruz para entenderem os inúmeros benefícios da disputa de um campeonato de grande porte em nosso estado”, destacou.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2