12 de agosto de 2024
Premiação

Rogério Cruz diz que poder público deve oferecer a transformação social por meio da educação

Prefeitura de Goiânia premiou os estudantes da rede municipal vencedores do concurso com equipamentos eletrônicos. Ação tem objetivo de conscientizar os jovens
O objetivo do concurso é conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema de Violência contra a Mulher. Fotos: Jackson Rodrigues
O objetivo do concurso é conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema de Violência contra a Mulher. Fotos: Jackson Rodrigues

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, premiou nesta quarta-feira, (12/5), dez alunos da rede municipal de ensino que se destacaram na abordagem do tema: “Violência Contra as Mulheres – Triste Realidade”, nas categorias crônica e história em quadrinhos. Os alunos foram premiados com notebooks, celulares, tablets e caixinhas de som.

De acordo com o Prefeito a ação tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema de violência contra a mulher. “É nosso papel educar e promover avanços sociais por meio da educação, bem como levar conhecimento às pessoas mais necessitadas, em situação de vulnerabilidade. Precisamos ser agente de transformação na vida dos cidadãos”, ressaltou. Rogério destacou, ainda, que é papel do poder público oferecer as bases para a transformação social por meio da educação.

O secretário Municipal de Educação, Wellington Bessa, disse que ações como o concurso são essenciais para levar debates como o da violência contra a mulher para dentro das escolas, auxiliando na formação dos alunos como cidadãos. “Não existe mais espaço para agressões contra as mulheres. Enquanto não existir uma cultura de denúncia, a violência contra a mulher continuará a acontecer de maneira velada”, observou.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, muitos alunos podem conviver com a violência contra a mulher em suas casas, e que o projeto foi elaborado para fomentar o debate e a conscientização de crianças e adolescentes.

“O grande objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes pudessem entender, desde sempre e desde agora, o que é a violência contra a mulher. Muitos, infelizmente, vivem na prática essa realidade em casa. Mas nós queríamos que, por meio do concurso, essa discussão fosse levada para dentro dos lares”, afirmou Tatiana.

Premiação
Dez alunos foram premiados em duas categorias de gêneros textuais: 5 alunos do 9º ano na categoria crônicas, e 5 alunos do 5º ano na categoria história em quadrinhos.

Além do Prefeito de Goiânia, estavam presentes na solenidade os secretários municipais Valéria Pettersen (Relações Institucionais), Cida Garcêz (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Durval Pedroso (Saúde), o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, e a presidente do Conselho Estadual da Mulher, professora Ana Rita.


Leia mais sobre: / / Cidades

Comentários