22 de dezembro de 2025
Saneamento básico • atualizado em 22/12/2025 às 11:03

“Ressuscitei a Saneago”, diz Caiado ao detalhar concessão de esgoto e ida à B3 para atrair investimentos

Em entrevista à CBN Goiânia, Ronaldo Caiado afirma ter recuperado a Saneago e detalha modelo de concessão de esgoto
Caiado diz que concessão do esgotamento sanitário vai antecipar metas do Marco Legal do Saneamento e ampliar a cobertura em municípios goianos. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil.
Caiado diz que concessão do esgotamento sanitário vai antecipar metas do Marco Legal do Saneamento e ampliar a cobertura em municípios goianos. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou nesta segunda-feira (22), em entrevista à rádio CBN Goiânia, que a Saneago passou por um processo de recuperação profunda ao longo de sua gestão e que, hoje, está preparada para liderar um novo ciclo de investimentos em saneamento básico no Estado. “Eu ressuscitei a Saneago. Ela voltou a ser uma empresa respeitada nacionalmente”, declarou.

Segundo Caiado, o governo estadual estruturou um modelo de concessão dos serviços de esgotamento sanitário, por meio de parcerias com a iniciativa privada, para cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento. O processo envolve uma licitação para a concessão dos serviços de esgoto por 20 anos em 216 municípios, mantendo a empresa pública como protagonista do sistema.

“O nosso foco não é só universalizar a água tratada, mas levar o esgoto como fonte de saúde, meio ambiente e qualidade de vida para todos os 246 municípios goianos”, afirmou o governador.

Leilão na B3

Como parte desse processo, Goiás levará o projeto à B3, em São Paulo, onde será realizado o leilão de concessão no dia 25 de março. Caiado destacou que a ida à bolsa tem o objetivo de atrair empresas nacionais e internacionais com capacidade técnica e financeira para investir no saneamento goiano.

“Nós vamos à B3 para chamar empresas, para ver como elas vão se apresentar e assumir o compromisso de levar o tratamento de esgoto a todo o estado”, afirmou. Ele lembrou que, embora a presença do governo na bolsa tenha sido associada, no passado, a privatizações, no caso da Saneago o foco é investimento e eficiência. “A Saneago hoje distribui dividendos, ampliou suas ações e voltou a ter credibilidade”, disse.

Comparações e legado

Durante a entrevista, Caiado comparou a situação da Saneago com a da antiga Celg, que acabou privatizada antes do início de sua gestão. “A Celg eu não consegui salvar porque já era um crime consumado. A Saneago, eu ainda peguei nos últimos estertores e consegui recuperar”, afirmou.

O governador disse ainda que pretende concluir o mandato, em março, deixando estruturados projetos considerados estratégicos, como o saneamento, rodovias, habitação a custo zero e grandes investimentos em infraestrutura. Para ele, a recuperação da Saneago simboliza um legado mais amplo. “Quando se governa com honestidade, Goiás tem condições de fazer tudo e ser o melhor em tudo”, declarou.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado