Publicidade
Variedades
| Em 12 meses atrás

Retrospectiva e esperança: relembre algumas das notícias boas do ano de 2023

Compartilhar

A última semana do ano chegou, e com ela o clima nostálgico das retrospectivas e lembranças que marcaram 2023. O ano que se encerra trouxe muitos impactos positivos, entre eles, avanços na ciência e medicina, conquistas nos esportes e nas questões sociais e marcos, que valem como as principais notícias boas de 2023.

Pensando em relembrar estas notícias boas de 2023, o Diário de Goiás preparou uma lista de informações marcantes do ano, que merecem destaque pelo contexto de esperança e boas novas. Confira:

Publicidade

OMS declara o fim da pandemia

Após 3 anos de emergência em saúde pública pela Covid-19, em maio de 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim oficial da pandemia, passando a classificar a crise da doença como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. No dia 5 de maio, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a notícia que o Brasil e o mundo esperaram por tanto tempo: “Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”. A ameaça da Covid-19 estava controlada e estabilizada mundialmente com o avanço das coberturas vacinais.

Publicidade

Vacina da dengue entra no calendário vacinal do SUS

Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra a dengue, Qdenga, será incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2024, o imunizante que protege contra 4 sorotipos do vírus da dengue estará disponível nos postos de saúde públicos de todo o país. De acordo com o Butantan, a eficácia do imunizante foi de 89,2% entre as pessoas que já haviam tido dengue antes do estudo. Já entre as pessoas que nunca tiveram a doença, a eficácia foi de 73,5%, uma grande conquista para o combate a casos graves da doença que mata milhares de pessoas todos os anos.

Publicidade

Ciência avança nas descobertas de tratamentos para Alzheimer

Estudos científicos revelaram a capacidade positiva de uma nova droga, nomeada de Donanemab, em retardar o avanço progressivo do Mal de Alzheimer. O medicamento se mostrou eficaz no tratamento de casos iniciais, reduzindo em até 60% o avanço da doença. Em 2023, além da aprovação do Donanemab, outro medicamento também apresentou resultados positivos. Cientistas comprovaram que o Leqembi tem o potencial de desacelerar o declínio cognitivo em pacientes que estão em estágios iniciais do Alzheimer. Ambas as drogas já foram aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora ligada ao Departamento de Saúde do governo dos Estados Unidos.

Copa do Mundo de Futebol Feminino ganha destaque e é recorde de audiência no Brasil

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 registrou recorde de audiência no Brasil, sendo este, o mundial feminino mais assistido da história. Além disso, o esporte feminino ganhou destaque nacional, com conquistas inéditas, como a suspensão dos serviços públicos em Goiânia durante os horários dos jogos da seleção brasileira. O Brasil não conquistou o título de campeão, mas avançou com a oficialização da CBF na candidatura a país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. 

Publicidade

Goiás bate recorde histórico de doação de órgãos

Este ano, o Estado de Goiás bateu recorde no número de doação de órgãos e transplantes realizados. Somente de janeiro a outubro de 2023 foram registrados 226 órgãos captados de 84 doadores de órgãos. O aumento foi de 40%, graças a políticas de conscientização da importância da doação de órgãos e do empenho em diminuir a fila de espera por um transplante.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.