Divulgado na última terça-feira (22), o relatório internacional da Open Government Partnership (OGP) que destaca as principais iniciativas de governança aberta do redor do mundo, citou o Governo de Goiás como exemplo de boas práticas em governança aberta e transparência pública.
O relatório faz referência às ações do Estado na construção do 1º Plano de Governo Aberto e ao projeto Embaixadores da Cidadania. O reconhecimento internacional reflete os esforços contínuos de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em estabelecer diretrizes que garantam maior eficiência na administração pública.
Entre as ações reconhecidas, destaca-se a segunda consulta pública para a co-criação do 1º Plano de Governo Aberto. Essa nova etapa convida a sociedade para ajudar a definir as principais ações dos quatros compromissos escolhidos pela consulta anterior, que incluem a participação social, ouvidoria, transparência e accountability. A consulta pode ser respondida até 31 de outubro. Segundo o controlador-geral, Henrique Ziller:
As ações citadas no relatório da OGP demonstram que estamos no caminho certo para promover uma gestão pública mais aberta, acessível e voltada para o cidadão.
Outro ponto citado no relatório é o Programa Embaixadores da Cidadania, que se baseia nos princípios de transparência, prestação de contas e inovação para promover o engajamento cívico e a inclusão. Em sua 5ª edição, o programa recebeu 600 inscrições para a execução de ações de impacto social, com 460 projetos selecionados para a Fase 2 e 1.800 cidadãos certificados pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na Fase 1.