Decreto publicado no dia 6 de outubro deste ano, no Diário Oficial da União, sobre a Lei da meia-entrada, regulamentada pela presidente Dilma Rousseff, entrará em vigor a partir desta terça-feira (1º) em todo o Brasil.
O decreto detalha novas regras para acesso de estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência a eventos artísticos e culturais, pagando metade do valor do ingresso, além de regulamentar a reserva de vagas para jovens de baixa renda no transporte coletivo interestadual.
Segundo a lei, 40% dos ingressos deverão ser reservados para a meia-entrada. Os estudantes e jovens terão direito ao benefício mediante à apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, que seguirá o modelo nacional e poderão ser emitidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), entre outras.
Para o advogado especialista em direitos do consumidor, Dori Boucault, isso evitará o uso de carteirinhas falsas. “A padronização da carteirinha é um grande avanço já que pode impedir aqueles que não têm direito ao benefício de usarem carteirinhas falsas para conseguir os ingressos. Isso garante ao fornecedor os seus direitos”, explica.
Leia mais:
Leia mais sobre: Brasil