23 de dezembro de 2024
Cidades

Quinto caso da variante Delta do coronavírus em Goiás é confirmado em Santo Antônio do Descoberto

Variante do coronavírus identificada na África preocupa. (Foto: Reprodução)
Variante do coronavírus identificada na África preocupa. (Foto: Reprodução)

Um paciente de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, é o quinto caso confirmado de infecção pela variante Delta do coronavírus em Goiás. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) nesta quarta-feira (28).

A pessoa em questão trabalha no Distrito Federal e tem relação com o surto de covid-19, causado pela variante Delta, em Brasília. Na capital federal, já foi declarada transmissão comunitária da nova cepa.

Além desse, há outros quatro casos confirmados em Goiânia. Um é de uma pessoa que retornou de viagem ao exterior, outro de um contato próximo dela. Os outros dois têm relação com o surto em Brasília.

A SES-GO ainda investiga um caso suspeito, em Anápolis, de outra pessoa que poderia ter contraído a variante Delta em Brasília.

A variante Delta surgiu na Índia e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve se tornar dominante no mundo. Ela é responsável pela quase totalidade dos novos casos no Reino Unido, por exemplo, e repiques de casos de covid-19 em locais com alta taxa de vacinação, como Israel, França, Itália e Estados Unidos.

A Delta é mais transmissível, mas estudos não indicam que ela é mais letal que outras mutações do coronavírus. As vacinas disponíveis no Brasil mostraram-se eficazes contra a variante, mas há uma necessidade ainda maior de que se tome as duas doses do imunizante.

Atualmente, a Gama, segundo a SES-GO, permanece como variante dominante no estado, sendo responsável por mais de 90% dos casos sequenciados.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque