09 de agosto de 2024
Redução

Queda de óbitos por dengue é de 98% no primeiro semestre de 2023 em Goiânia

O número de casos notificados também diminuiu em 68,4%, de 50.777 para 16.036
Nas Américas, o principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. (Foto: reprodução)
Nas Américas, o principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. (Foto: reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou, nesta segunda-feira (17), que a capital registrou uma redução de 98% no número de óbitos por dengue no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Dados apontam que, nestes seis meses, houve um óbito provocado pela doença, enquanto em 2022 foram registradas 51 mortes.

O número de casos notificados também diminuiu em 68,4%, de 50.777 para 16.036. Comparando o mesmo período, o total de casos graves da doença e de internações nas unidades de saúde apresentou uma redução de 85,1%. Foram 101 internações em 2022 e 15 neste ano.

Dados preliminares, segundo o secretário municipal de Saúde da capital, Durval Pedroso, apontam que a implantação das armadilhas In2Care, instaladas pela Prefeitura de Goiânia desde o início do ano, contribuiu para impedir reprodução do mosquito. “Encontramos, nas três mil armadilhas, ovos do Aedes aegypti, mas com uma diminuição de 15%. Isso significa que um número menor de mosquitos circulou pelos ambientes e, consequentemente, menos pessoas foram infectadas e menos óbitos por dengue registrados”, afirmou o prefeito da cidade, Rogério Cruz.

Canais de denúncia

Denúncias de possíveis criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas pelo telefone (62) 3524-3131 ou ainda pelo aplicativo “Goiânia Contra o Aedes”, ferramenta disponível no Google Play e App Store. Superintendente de Vigilância e Saúde, Yves Mauro Ternes explica que a população é a principal aliada no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Sintomas e alertas

Os principais sintomas da dengue são febre alta maior que 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Leia também: Vacina contra a Dengue será distribuída em laboratórios particulares pela Tecnocold


Leia mais sobre: Saúde

Comentários