22 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 14/10/2021 às 06:50

Quatro pessoas são indiciadas suspeitas de provocar incêndio na Chapada dos Veadeiros

O incêndio na Chapada dos Veadeiros começou no dia 12 de setembro, no Vale da Lua, e chegou a deixar turistas isolados. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
O incêndio na Chapada dos Veadeiros começou no dia 12 de setembro, no Vale da Lua, e chegou a deixar turistas isolados. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

A Polícia Civil (PC) concluiu, nesta quarta-feira (13), três inquéritos sobre os incêndios que atingiram a Chapada dos Veadeiros por mais de dez dias no mês de setembro. Durante as investigações quatro pessoas foram indiciadas por crimes ambientais, além do crime de incêndio qualificado.

De acordo com as investigações, um dos focos do incêndio ocorreu de maneira culposa, pela conduta imprudente de dois autores no manuseio de materiais de construção, ocasionando a queima do condomínio Vale Azul, na cidade de Alto Paraíso, regão da Chapada dos Veadeiros. Uma das testemunhas relatou que o fogo lhe ocasionou o prejuízo de cerca de R$ 150 mil.

Outras duas investigações concluíram ainda a ocorrência de crime doloso. Inclusive, um deles aconteceu em uma estrada vicinal para o Distrito de São Jorge e o outro, mais grave, ocorreu na Fazenda Cascata, responsável pela queima de 14.183 hectares. No total, as queimadas consumiram uma área de cerca de 28 mil hectares da Chapada dos Veadeiros.

O incêndio na Chapada dos Veadeiros começou no dia 12 de setembro, no Vale da Lua, e chegou a deixar turistas isolados. Conforme o levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros, 36 mil hectares de vegetação foram queimados, dos quais metade estavam dentro do Parque Nacional.

Leia também:


Leia mais sobre: / / Destaque / Goiás - Estado