07 de agosto de 2024
CARNAVAL CANCELADO

Quatro municípios goianos cancelam Carnaval devido ao aumento dos casos de Covid-19

Cancelamento do Carnaval já foi anunciado em Guapó, Itapuranga, Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás
Comunicados foram publicados nas redes sociais das respectivas prefeituras. (Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV)
Comunicados foram publicados nas redes sociais das respectivas prefeituras. (Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV)

O aumento dos casos de Covid-19 está gerando impacto no Carnaval, com quatro municípios cancelando a folia, sendo eles Guapó, Itapuranga, Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás. O comunicado sobre o cancelamento da festividade em Petrolina e São Francisco foi publicado nas redes sociais, informando que foi uma decisão conjunta.

“Após reunião entre os prefeitos de Petrolina de Goiás, Tiago Pacheco, e de São Francisco de Goiás, Cleuton Timbó, pensando no bem-estar e na saúde do povo Petrolinense e Franciscano, temendo um aumento dos casos de Covid-19 (visto o aumento em algumas cidades) decidiram em conjunto o cancelamento das festividades do Carnaval”, comunicou.

O comunicado informa ainda que, caso uma das duas prefeituras mantivesse a festividade do Carnaval haveria “uma explosão de visitantes” e reforçou o compromisso com a saúde da população.

Na publicação da prefeitura de São Francisco de Goiás, o decreto de situação de emergência por causa da dengue também foi um dos motivadores para o cancelamento do Carnaval. “A Prefeitura Municipal de São Francisco de Goiás, para salvar vidas e não tendo outra alternativa, comunica o cancelamento das festividades de Carnaval que seriam realizadas no município”, afirmou.

O informativo ainda solicitou que a população não promova aglomeração e que mantenham as casas limpas, evitando acúmulo de água, evitando assim a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Outros municípios

Sobre Guapó, o comunicado também foi publicado nas redes sociais. A Prefeitura levou em consideração a nota técnica emitida pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da cidade, apresentado no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COE), que informou sobre o aumento do número de casos positivos da Covid-19.

“A compreensão de que a saúde é direito e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, tendo em vista ainda, a baixa procura pela vacina contra Covid-19, representando assim, um risco à saúde pública na realização de eventos onde haja aglomeração de pessoas neste período de feriado de Carnaval. A Prefeitura de Guapó Informa o cancelamento do evento CarnaGuapó que aconteceria do dia 10 ao dia 13 de fevereiro de 2024”, informou.

A informação sobre o cancelamento do Carnaval em Itapuranga também foi divulgada nas redes sociais. A festividade estava prevista para acontecer nos dias 9 e 11 de fevereiro.

“A medida foi tomada em total alinhamento com as orientações emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e após reunião com as autoridades competentes do município, que aconteceu nessa quinta-feira (01), na sede da Prefeitura. A decisão respeita as recomendações técnicas realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde sobre a nova onda de contaminação que chegou a nossa cidade, visando respeitar os protocolos sanitários e prezando pela segurança, bem-estar e saúde da sociedade. Pedimos a população itapuranguense que mantenham a vigilância e adotem medidas preventivas para reduzir a propagação do vírus, colaborando coletivamente nessa missão. Previna-se!”, afirmaram.


Leia mais sobre: / / / / / / / / / Cidades

Comentários