26 de maio de 2024
COVID • atualizado em 07/02/2024 às 09:37

Covid-19: Saiba quais são os locais para realizar teste em Aparecida de Goiânia

São 10 postos de atendendo diariamente, sem necessidade de agendamento.
O teste pode ser feito durante o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. (Foto: Arquivo Secom)
O teste pode ser feito durante o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. (Foto: Arquivo Secom)

Em Aparecida de Goiânia, a população pode fazer testes para detectar a covid-19 em 10 locais diferentes na cidade. O exame é gratuito, disponibilizado pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) e destinado às pessoas que apresentam sintomas gripais ou que tiveram contato com alguém infectado.  

Pacientes que testam positivo devem se manter Isolados e seguir as recomendações médicas. A Central de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entra em contato com todas as pessoas que testam positivo para iniciarem o tratamento em total isolamento.

O teste pode ser feito a qualquer momento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Não é preciso agendamento, basta ir até uma das dez unidades de testagem levando os documentos pessoais, a partir do terceiro dia de sintomas.

O paciente pode agendar o exame usando o aplicativo Saúde Aparecida. Nesse caso, o teste será realizado no Centro de Especialidades, que fica no Jardim Boa Esperança. Nas unidades de atendimento de urgência (UPAs e Cais), o teste será feito durante o atendimento, mediante solicitação médica.

O superintendente responsável pela Atenção à Saúde na SMS, Gustavo Assunção, ressalta a importância de realizar os testes. “Os sintomas da Covid-19 podem ser facilmente confundidos com outras doenças respiratórias, como resfriado, gripe e sinusite. Por isso, é muito importante realizar o teste. Fazer o exame permite identificar casos precocemente, isolar indivíduos infectados e interromper a propagação do vírus”.

São sintomas da Covid:

Febre ou sensação febril; calafrios; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; congestão nasal (coriza); problemas no olfato ou no paladar; dificuldade para respirar ou desconforto respiratório; e pressão duradoura no peito.

O gestor faz ainda um alerta para os riscos de aumento dos casos: “Entramos nas comemorações de carnaval, período de festas e aglomerações, em que devemos redobrar a atenção. É fundamental estar com as vacinas em dia e em caso de sintomas procurar um dos nossos dez postos de testagem”.

Os exames para diagnóstico da Covid-19 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Confira os locais:

UBS Expansul
UBS Santa Luzia
UBS Papillon Park
UBS Garavelo Park
UBS Pontal Sul I
UBS Colina Azul
UBS Buriti Sereno
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Anhambi
Centro de Especialidades (mediante agendamento)


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Helma Bessa

Jornalista formada pela Universidade UNIP