14 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

PSOL dá braçadas no Rio

Com o senador Randolfe (AP) confirmado pré-candidato à Presidência, o PSOL esboça a mola propulsora do partido no Rio, diz o novo presidente, Luiz Araújo. A executiva não convenceu Marcelo Freixo a se candidatar a federal, e o estadual tentará a reeleição. A prioridade do partido é fazer uma bancada forte na Câmara dos Deputados. ‘Chico Alencar se reelege e pode trazer mais gente. E Jean Wyllys já tem votos para se eleger sozinho’, prevê Araújo, sobre o poder do puxador de votos na proporcionalidade.


Na pista

Maior nome do PSOL no Rio, Marcelo Freixo não tira um projeto da cabeça: quer reforçar militância para disputar a prefeitura em 2016.

Mergulho de Helô

Fundadora do PSOL, Heloísa Helena submergiu na cena política. Quer disputar o Senado, contam alagoanos, mas terá páreo duro com Téo Vilela (PSDB).

E o Plínio?

Plínio de Arruda, que incendiou a campanha passada, fechou com Randolfe. O senador, com maioria dos delegados, terá prévias contra Luciana Genro (RS) em Junho.

Mel na boca

Circula no Ministério da Agricultura uma carta assinada pelo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RS), e pelo líder do PTB, Jovair Arantes (GO), pedindo a nomeação de Rubinaldo Lameira para a Diretoria de Açúcar e Álcool, ligada ao setor usineiro. Provavelmente o trio entende tudo de melado.

Quarteto

A briga entre os quatro diretores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é tão grande que eles mal se falam. No encontro do departamento de RH há semanas, cada um foi num carro, e em horário diferente, para não se verem.

Rei dos lotes

Não são só deputados distritais que escancaram títulos de terras nas satélites de Brasília, legislando em causa própria para legalizar loteamentos. O MP há meses está de olho num parlamentar brasiliense com terras aqui e em Luiz Eduardo Magalhães (BA).

Ah, bom!

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) recuou na emenda apresentada numa MP para desonerar de II e IPI material de Golf. Ele diz que foi pressionado por aliado.

Brasiiillll

O TJ do Piauí julga hoje ação popular contra nomeação como conselheira do TCE da primeira-dama do Estado, Lílian Martins. Isso, a patroa ‘fiscaliza’ os gastos do marido.

Atraso & misericórdia

O presidente francês François Hollande desistiu de inaugurar a ponte Saint Georges (Guiana Francesa) – Oiapoque (AP) por pena do Brasil – que há 30 meses atrasa obras de alfândega por incompetência. O lado de cá não ficou pronto. Seria dia 12.

Vão-se os anéis..

Quem não se lembra de Oscar Jucá Neto, diretor financeiro demitido da Conab, que tentou liberar R$ 8 milhões para empresa fantasma e saiu metralhando que ali ‘só tem bandido?’. Pois uma dupla que usou a senha administrativa para liberação continua solta, livre e leve pelos corredores da companhia.

Te cuida, Padilha

Militantes da bancada cristã vão levar hoje cartazes ‘Padilha, SP está de olho em você!’. O ministro da Saúde, pré-candidato ao Governo, prestigia seminário na Câmara com presença de palestrantes ‘abortistas’, diz a turma do Instituto Pró-Vida.

Abafa!

Olha a situação. Gustavo Perrella, filho do senador e dono do helicóptero com flagrante de cocaína, é do Solidariedade. O líder de seu partido na Câmara é o delegado federal Francischini, que se gaba de já ter prendido ‘os megatraficantes Abadia e Beira Mar”. 

Em tempo

A PF no Espírito Santo pretende divulgar em 30 dias conclusão do inquérito sobre se há ou não participação dos Perrella no carregamento da droga. A família acusa o piloto.

 

O noivo

A senadora Ana Amélia é candidata certa ao governo gaúcho contra Tarso Genro. Ambos disputam o PMDB, o noivo da vez, que indicará Germano Rigotto ao Senado.

Ponto Final

Quando é que a Infraero vai aterrissar na realidade?

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: / / / Leandro Mazzini