O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta quarta-feira (18) da sessão solene na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em homenagem aos 80 anos do economista e ex-prefeito da capital fluminense, Cesar Maia. Durante o evento, Caiado enalteceu a trajetória do homenageado e reforçou a importância da responsabilidade fiscal como condição essencial para a boa governança.
“A parte fiscal está casada com a governabilidade”, afirmou Caiado ao destacar o exemplo de Cesar Maia, a quem classificou como um líder político que merece respeito nacional. Segundo o governador, Maia foi pioneiro ao adotar uma gestão pública baseada em planejamento e equilíbrio financeiro, ainda nos anos 1980. “Com sua capacidade, foi mostrando o quanto a responsabilidade fiscal é determinante para que um governo avance em obras e programas sociais”, disse.
Com uma carreira que inclui passagens como secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, deputado constituinte, deputado federal e três mandatos como prefeito do Rio, Cesar Maia foi lembrado por sua contribuição à modernização da gestão pública. “Ele mostrou ao Brasil que estados e prefeituras também podem quebrar se não houver controle nas contas”, frisou Caiado, ao lembrar da situação fiscal de Goiás quando assumiu o governo. Hoje, o estado é referência em equilíbrio financeiro, com mais de R$ 15 bilhões em caixa.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado, que ressaltou o compromisso de Maia com a construção de uma cidade mais justa. O deputado federal Rodrigo Maia, filho do homenageado, destacou os valores transmitidos pelo pai ao longo da vida pública: “Na política, o que sobra são os amigos e a capacidade de transformar a vida das pessoas”, afirmou.
Leia mais sobre: Câmara dos Vereadores / Governo de Goiás / Rio de Janeiro / Ronaldo Caiado / Cidades / Geral / Política