O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França Emmanuel Macron participarão da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Tonelero (S42), que acontece nesta quarta-feira (27) em Itaguaí, Rio de Janeiro. O submarino faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que consiste em uma parceria entre o Brasil e a França, mediante orçamento aproximado de R$ 40 bilhões.
Esse é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no Brasil pelo Prosub. A expectativa é que o programa entregue cinco submarinos até 2033. Duas embarcações desenvolvidas pelo Prosub já estão em operação, nomeados de Humaitá, entregue em janeiro de 2024, e Riachuelo, entregue em setembro de 2022.
O submarino Tonelero será batizado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e, depois do lançamento, passará por testes para avaliar os sistemas de combate, navegação e estabilidade no mar. A embarcação tem 71,62 metros de comprimento, 6,2 metros de diâmetro e 15 metros de altura.
Tonelero
O Tonelero tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por 70 dias, ele foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir velocidade máxima de 37 km/h. Além disso, o submarino pode transportar até 35 pessoas.
A embarcação é equipada com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. Além disso, o sistema de combate tem sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, e equipamentos de guerra eletrônica.
O nome Tonelero faz menção à ação naval da Marinha Imperial brasileira da Guerra do Prata, também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas, sendo uma manobra em que os navios brasileiros transpuseram o Passo de Tonelero, uma região próxima ao rio Paraná.