Uma propaganda política contra o candidato à presidência da Argentina, Javier Milei, faz comparação entre o candidato argentino de extrema direita e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Na produção, feita por grupos críticos ao candidato, o narrador compara condutas e promessas de Bolsonaro, cuja imagem lentamente se transforma na face de Milei.
O vídeo lista discursos de Bolsonaro durante sua campanha eleitoral sobre patriotismo e combate à corrupção, com promessas de mudança. Na comparação, a propaganda destaca. “No Brasil, este homem foi eleito. E foi um pesadelo. A Argentina não precisa passar por isso”.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o vídeo foi produzido por Gabriel Gallindo, mesmo responsável pela campanha política nas redes de Guilherme Boulos (PSOL), nas eleições pela prefeitura de São Paulo, em 2020. O diretor também fez parte da campanha digital do presidente Lula nas eleições presidenciais do ano passado.
Para os críticos, Bolsonaro e o candidato à presidência da Argentina possuem perfis semelhantes e opiniões parecidas em relação a questões como populismo, negacionismo climático, anticomunismo e livre acesso a armas. Na Argentina, as pesquisas eleitorais Synopsis Consultores e Opina Argentina, divulgadas na semana passada, destacam Milei na liderança para presidência, com 34% das intenções de voto.