05 de dezembro de 2025
Incentivo à Cultura • atualizado em 27/05/2025 às 15:48

Projetos culturais goianienses vão receber mais de R$ 9 milhões da Lei Aldir Blanc em 2025

Os recursos federais devem chegar até julho e os editais para selecionar os projetos contemplados com as verbas serão publicados até agosto
A Lei Aldir Blanc destina recursos aos trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem em produções artísticas. Foto: Secult
A Lei Aldir Blanc destina recursos aos trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem em produções artísticas. Foto: Secult

O Governo Federal vai destinar mais de R$ 9 milhões para projetos culturais goianienses por meio da Política Nacional Aldir Blanc 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a Prefeitura de Goiânia deve receber os recursos até julho deste ano. Os editais que selecionam os projetos e entidades contemplados com as verbas serão publicados até agosto.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que anteriormente era somente emergencial e chamada de Lei Aldir Blanc (Lei 14.399/2022), é gerida pelo Ministério da Cultura. A iniciativa destina recursos aos trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive patrimônio cultural material e imaterial.

A Prefeitura de Goiânia adere à política pública federal há cinco anos consecutivos e receberá os recursos até o ano de 2027. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, é uma excelente notícia para o setor cultural.

Ele lembra ainda que, em 2024, cerca de 1,3 mil projetos foram inscritos. “Inscrevemos Goiânia e agora vamos dar celeridade na produção dos editais para que logo os artistas tenham acesso às inscrições e possam receber a verba para seus projetos. Lembrando que vamos abranger todas as modalidades e produções artísticas”, pontuou.

Em Goiânia, a PNAB é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Cultura (CMC). Os projetos são avaliados por uma comissão de pareceristas técnicos para decidirem quais atividades serão beneficiadas com os recursos este ano.


Leia mais sobre: / / / / Cidades