Segue para apreciação do prefeito Sandro Mabel um projeto aprovado nesta quinta-feira (10), em última votação, pela Câmara de Vereadores, limitando o horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em Goiânia. O prefeito pode sancionar ou vetar a matéria, o que é menos provável porque o funcionamento durante a madrugada é citado como fator de violência e a entrada das distribuidoras apontada como local de quase metade dos homicídios na capital.
Se for sancionado da forma como passou pela Câmara, as distribuidoras de bebida de Goiânia poderão funcionar somente até as 23h59, podendo reabrir a partir das 5h. Nesse intervalo, durante a madrugada, não poderá haver venda na porta e o atendimento aos consumidores poderá ser feito apenas por delivery.
O projeto de lei 92/2025 foi apresentado pelo vereador Sargento Novandir (MDB). De acordo com o parlamentar, a medida visa à redução nos índices de criminalidade e à melhoria da convivência urbana. Na justificativa, ele cita levantamento das forças de segurança apontando que 44% dos homicídios, na capital, ocorrem em frente a distribuidoras de bebidas.
Somente no mês de maio, entre meia-noite e cinco horas da manhã, foram quatro homicídios registrados em portas de distribuidoras na capital, apontou ao apresentar o PL.

O vereador avalia que a limitação não prejudicará comerciantes, prevendo uma mudança de hábitos e que consumidores se adaptarão ao novo horário de funcionamento dos estabelecimentos.
A reportagem não localizou a representação de classe dos donos de distribuidoras para ouvir a categoria.
Leia mais sobre: Distribuidoras de bebidas / Sandro Mabel / Sargento Novandir / Violência urbana / Cidades / Goiânia

