O presidente da Assembleia Legislativa de Goiânia (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), se reuniu com o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) e as filhas de Iris Rezende Machado, Adriana e Ana Paula, e com o secretário de Cultura Municipal, Zander Fábio, nesta quarta-feira (22), para tratar da execução do projeto de construção do Memorial Iris Rezende.
O projeto foi proposto pelo deputado Clécio Alves enquanto ele ainda era vereador, e agora, como deputado estadual, será colocado em prática. A lei de criação do Memorial em homenagem a Iris Rezende foi sancionada pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), no final do ano passado.
O local escolhido para construção do ‘Memorial Iris Rezende Machado’ é a Casa de Vidros, um Centro Cultural idealizado por Dona Iris, que agora irá contar a história pessoal e política do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia.
De acordo com o autor do projeto, a ideia é não descaracterizar o prédio, mas, somente agregar e melhorar internamente, proporcionando aos visitantes uma imersão na história da família. “Nosso intuito é entregar este espaço no dia do aniversário de Iris, dia 22 de dezembro”, explicou o parlamentar.
No memorial estarão reunidos todos os pertences, como fotos, textos e vídeos de Iris. Além disso, a estrutura contemplará um acervo que resgata a trajetória do ex-gestor de Goiânia por quatro mandatos, deputado estadual, governador em duas ocasiões, senador, ministro da Agricultura e da Justiça. O acervo reunirá todos os pertences do homenageado, doados pela família, materiais históricos existentes na Prefeitura, Câmara e de pessoas que possuem objetos e momentos vivenciados com Iris.