A gamificação consiste em aplicar elementos dos jogos em situações que não são de entretenimento, é um fenômeno global em ascensão no Brasil e em Goiás. Pensando nisso, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil), apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei n.º 1652, que propõe uma Política Estadual de Incentivo à Economia da Gamificação.
O objetivo da política é estimular e regular o uso de técnicas do mecanismo em diversos setores, como educação, treinamento, marketing e saúde. Além disso, a gamificação é uma estratégia que busca motivar os participantes, utilizando mecanismos como recompensas, desafios, feedbacks e narrativas. Contudo, o projeto de lei ressalta a importância de uma ferramenta responsável e ética, que respeite a dignidade e os direitos dos usuários, e que promova a inclusão e a igualdade de oportunidades.
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Conforme os dados apresentados na propositura, o mercado de gamificação tem um potencial enorme de crescimento. Uma pesquisa da plataforma MarketsandMarkets prevê que o mercado alcance US$ 30,7 bilhões até 2025, com uma taxa anual de crescimento de 27,4% entre 2020 e 2025. No Brasil, o mercado de jogos digitais já atinge 73,4% da população, de acordo com a pesquisa Game Brasil 2020. Definitivamente esse cenário favorece a expansão da ferramenta.
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O deputado Virmondes Cruvinel também destaca: “Em Goiás, temos observado um aumento do interesse pela gamificação, com eventos como a Gameleira Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos, e a adoção de técnicas por empresas e instituições educacionais”.
Desse modo, o projeto de lei visa instituir uma política estadual que incentive e regulamente a gamificação em Goiás, contribuindo para o desenvolvimento da economia no estado, e gerando benefícios para diversos setores da sociedade.
Por fim, o projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Talles Barreto (União Brasil).