Em entrevista a Rádio Bons Ventos FM, o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho, mostrou os resultados de 20 anos de trabalho na recuperação de nascentes do Rio Araguaia e demais rios. Foram 5 mil nascentes recuperadas em Goiás, segundo o relatório apresentado pelo delegado. Agora que foi lançado um projeto para recuperação do rio, é bom observar o que já foi feito pelo meio ambiente.
“Nas nascentes do Araguaia, o que eu vi de resultado foi: uma placa e um produtor rural decepcionado. Mais de 2 KM de extensão, sendo a maior voçoroca de Goiás, a Chitolina. Vamos fazer um terraceamento, isolar essa área e hoje está totalmente recuperada. As nascentes principais do Araguaia, que nasciam no meio de uma pastagem, hoje está sob uma verdadeira mata. Tudo hoje é preciso mostrar o antes e o depois, hoje, eu não tenho muita condição de falar que nós iremos fazer, hoje eu estou trazendo o início, o meio e a conclusão, até mesmo porque o programa se encerra em 2019”, aponta Luziano.
Luziano explica qual era o foco do projeto. ” Vamos recuperar todas as nascentes do Estado de Goiás, mas quem vai pagar? Meu programa faltava valores, então quem causa dano ao meio ambiente tem a obrigação de reparar. Isso muda consciências é um Estado cívico da pessoa eu destruí uma nascente, não é porque diz a Lei que isso aqui é crime, mas diz a inteligência essa nascente é o bem de mais valor que tem na minha propriedade, então cerca-se a nascente e deixa a regeneração natural”.
Segundo o delegado, o programa de recuperação das nascentes foi considerado o maior já visto mundialmente em relação aos resultados. “Eu tenho dito e falo sobre o meu programa, começamos com plantio de árvores de cinco em cinco metros de distância, fui extremamente criticado porque a literatura fala 2,5 metros. Mas, eu vi o resultado e achei interessante que passei a plantar de 10 em 10 metros. Porque quem revela as melhores formas de regeneração e recuperação é a natureza, o homem não sabe conversar com a natureza. Hoje, eu tenho um sucesso muito grande na recuperação, que esse programa é considerado o maior do mundo em resultados”, conclui.