12 de setembro de 2024
APRESSANDO O PASSO

Professor Alcides agenda lançamento de pré-candidatura e se afasta da base de Mariano

Deputado e ex-aliado confirma ânimo para disputa e caminha em sentido oposto ao do atual prefeito da cidade
Deputado federal Professor Alcides (PL), em entrevista ao jornalista Altair Tavares. Foto: reprodução/Diário de Goiás
Deputado federal Professor Alcides (PL), em entrevista ao jornalista Altair Tavares. Foto: reprodução/Diário de Goiás

Está marcado para daqui a pouco mais de um mês, em 29 de outubro, o lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal Professor Alcides (PL) à prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024. O evento foi agendado para o dia do aniversário de 70 anos do deputado, no Cel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Aparecida, a partir das 11h.

Com essa confirmação, nos bastidores políticos da cidade fica cada dia mais fria a chance de manutenção da aliança que ele tinha com o atual prefeito, Vilmar Mariano (MDB), que também está no páreo para o Executivo em 2024.

Afastamento

Além do interesse comum pelo cargo, outro ponto de afastamento entre ambos está nas alianças macro. Ambos se sobressaem bem junto ao governador Ronaldo Caiado (UB), embora ele não esteja se manifestando sobre a próxima eleição, e até recomendando o silêncio da base. Mas no âmbito partidário e federal, Alcides e Mariano caminham em rumos bem opostos.

Para o lançamento de sua pré-candidatura, o deputado diz que já tem confirmada as presenças do presidente do partido, Valdemar da Costa Neto e do ex-presidente e aliado político, Jair Bolsonaro.

Alcides se apresenta como parlamentar da direita conservadora. Angariou até um tempo especial nas pílulas eleitorais do partido e aproveitou para reforçar esse posicionamento e para citar Aparecida de Goiânia várias vezes em um programa que era estadual.

Rumo oposto

Já Mariano vai a eventos promovidos pelo PT do presidente Lula e chega a ser personagem de destaque, como em julho, quando representou os prefeitos do país todo em Brasília.

Também se aproxima da União com diversas parcerias, como para a liberação de US$ 120 milhões (R$ 576,3 milhões) do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do Brics (bloco Brasil, Rússia, Índia, África do Sul – e agora Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes e Etiópia). O financiamento é para investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, meio ambiente e outras áreas estratégicas que Aparecida carece.


Leia mais sobre: / / / / / Aparecida de Goiânia

Comentários