Com o objetivo de auxiliar aos consumidores que precisam calcular as dívidas para se protegerem de cobranças excessivas de juros, o Procon Goiás criou uma forma de auxiliar essas pessoas. O pedido pode ser feito pessoalmente na sede do Procon, no setor Central de Goiânia, ou por meio da plataforma online do órgão.
O consumidor, com o cálculo em mãos, terá condições de conhecer o valor real da sua dívida e poderá avaliar as possíveis vantagens das propostas oferecidas por empresas e agências bancárias, além de negociar dívidas. Desde o processo de avaliação de possibilidades até a renegociação, o indivíduo conta com a intermediação de um atendente do Procon Goiás.
De acordo com o Procon Goiás, há novas regras que limitam os juros do rotativo do cartão de crédito no Brasil, que começaram a valer na quarta-feira (3). Dessa forma, a dívida total com juros de quem atrasa a fatura do cartão não pode ultrapassar o dobro do débito original. Além disso, o órgão explica que, com a mudança, se a dívida original for de R$ 100, por exemplo, o valor total a ser pago pelo cliente não poderá ser maior que R$ 200.
entretanto, o custo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) está fora do cálculo, sendo válido somente para débitos contraídos a partir de janeiro deste ano. Os juros rotativos são os mais altos do mercado, considerando termos gerais, podendo chegar a mais de 430% ao ano. Então, essa forma de adiamento do pagamento da dívida deve ser evitada, sendo recomendado que os clientes paguem todo o valor da fatura integralmente e mensalmente.