04 de dezembro de 2025
Opinião • atualizado em 14/09/2025 às 08:57

Prisão de Bolsonaro é defendida por 50% dos brasileiros, aponta pesquisa Datafolha

Outros 43% são contra a decisão que condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de cadeia
A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, antes da sentença de condenação. Foto: Ton Molina/STF
A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, antes da sentença de condenação. Foto: Ton Molina/STF

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro é defendida por 50% dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada no sábado (13). O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e mais outros cinco crimes correlatos.

A pesquisa aponta que 43% dos entrevistados são contra a prisão de Bolsonaro. No levantamento realizado em abril, 42% dos ouvidos tinham essa opinião. À época, mais da metade dos brasileiros era a favor da prisão (52%).

Em julho, houve um empate técnico com 48% a favor e 46% contrários à prisão. A distância entre os posicionamentos, portanto, voltou a ser retomada na pesquisa mais recente.

A pesquisa também ouviu a opinião dos brasileiros sobre a execução da pena. Em abril, 54% afirmaram que Bolsonaro não chegaria a ser preso, em julho, foram 51%. Em abril, 41% acreditavam que ele iria para a cadeia, número que chegou a 40% em julho.

Ouvidos na semana em que o julgamento acontecia, entre os dias 8 e 9 de setembro, 50% afirmaram que ele irá sim preso, ante 40%, que ainda acreditam que ele escapará da prisão.

O levantamento foi realizado em 113 cidades brasileiras e ouviu 2.005 eleitores. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.


Leia mais sobre: / / / Política