O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), determinou nesta sexta-feira (5) para que todas as vacinas que chegarem no estado, a partir de agora, sejam destinadas a idosos que tenham mais de 80 anos. A informação foi passada durante a sua live semanal, transmitida em suas redes sociais.
O democrata afirmou que, na noite desta sexta-feira, devem chegar em Goiás mais doses de vacina da Coronavac e disse que, embora não saiba a quantidade, o estado deve priorizar a imunização aos idosos acima de 80 anos.
“Eu sou médico, eu não posso mais admitir que não estejam sendo priorizadas as pessoas com acima de 80 anos”, pontuou o governador que explicou, também, que a maior incidência de óbitos e complicações são com pacientes acima de 60 anos de idade e, principalmente, acima de 80.
“Esse é um caso grave, que nós temos que tomar uma providência. Eu disse ao secretário, hoje, que tudo aquilo que for chegar no estado de Goiás, agora, é para vacinar pessoas de acima de 80 anos. Ponto!”, ressaltou.
Ronaldo Caiado explicou, ainda, que todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente, já receberam a vacina e que, a partir de agora, a imunização deve ser seguida com a população, de acordo com o cronograma, por ordem de idade.
“O que eu determinei hoje, como governador e como médico, é para que todas as vacinas que chegarem a partir de agora em Goiás, são todas para vacinar pessoas de acima de 80 anos de idade. Terminou ali, baixamos para 70 anos, terminou ali, baixamos para 60 anos. Essa é a regra que nós vamos impor agora aqui no estado de Goiás. Porque nós precisamos diminuir o número de pessoas que vão para a UTI, que são exatamente os idosos”, explicou.
Ronaldo Caiado participou, também, na manhã de hoje, de uma reunião com o embaixador da China e governadores de outros países e afirmou ter solicitado para que, assim como a vacina da Rússia (Sputnik), quando outras vacinas de outros laboratórios forem aprovadas, dê ao Brasil a oportunidade de produção de doses.
Confira, abaixo, o cronograma divulgado em nota pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para atender o grupo prioritário dos idosos com a vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Serum Índia – COVID-19 (recombinante) e SINOVAC/BUTANTAN.