O prefeito Iris Rezende prepara o primeiro mutirão de 2019 para o próximo final de semana, dias 27 e 28. Será o 19º evento deste porte em dois anos de gestão. Serão beneficiados 37 bairros da Região Oeste de Goiânia. “Não temos dúvidas do sucesso dessa forma de administrar”, afirma.
“É a prefeitura que se desloca para o meio do povo, para sentir seus problemas e ouvir reivindicações”, destaca. Todos os setores locais já estão sendo beneficiados com ações de limpeza urbana, sinalização de trânsito, reformas de prédios públicos e obras de infraestrutura.
Inúmeros serviços estarão disponíveis para a população, sábado e domingo, no parque da Lagoa, que fica na Avenida Tóquio, Setor Parque Industrial João Braz (praça dos Esportes). Entre os benefícios, diversos atendimentos nos setores de saúde e de cidadania, como vacinas, exame de eletrocardiograma, teste de glicemia, emissão de documentos, inscrição para programas sociais e habitacionais, orientações jurídicas, dentre outros. Os governos do estado e federal também participam do evento.
“Esta é a oportunidade que a população tem de falar com secretários, fazer críticas e sugestões”, diz Iris. “Os trabalhos realizados nas frentes de trabalho e nos mutirões são mais dinâmicos, e todos os cidadãos têm acesso a atividades e orientações em diversas áreas, com rapidez e qualidade”, afirma.
Desde o início da gestão, o prefeito Iris Rezende já comandou 25 frentes de serviços e 18 edições dos mutirões, com benefícios diretos a mais de 300 bairros. Um dos objetivos é aproximar os moradores da gestão pública.
Entre as ações das secretarias e órgãos da prefeitura de Goiânia durante o mutirão destacam-se: varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda e extirpação de árvores, pintura de meios-fios, remoção, revitalização de praças, roçagem manual e mecânica. Recuperação de meio-fio, limpeza de bocas de lobo, tapa-buracos e manutenção da iluminação pública. Revitalização de sinalização horizontal e vertical, emissão dos cartões de idoso e pessoa com deficiência, projeto de Educação para o Trânsito.
Inclusão
No que se refere à inclusão social, estará disponível o cadastro único para programas como bolsa família, IdJovem, isenção na taxa de inscrição de concurso público, diminuição na tarifa de energia elétrica, carteirinha interestadual para idoso acima de 60 anos e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para mulheres, inscrições para cursos de capacitação (corte de tecido, modelagem, costura e assentamento de revestimento cerâmico), distribuição de material informativo sobre violência doméstica e familiar, bem como orientação psicológica. Serviços de beleza, como manicure, pedicure, designer de sobrancelhas e corte de cabelo.
Haverá orientações sobre o Alvará Mais fácil e a regularização de edificações. Abertura de empresas e de MEI, alteração do CAE, acesso ao portal de contribuinte, liberação de senha de nota fiscal, geração de cálculo de INST pela internet, aprovação do projeto Alvará Fácil, inscrições para o Minha Casa Minha Vida, negociação de IPTU, emissão de guias de IPTU, ITU, ISS e Auto de Infração, parcelamento do ISS.
Leia Mais
Fake News provoca baixa cobertura vacinal em Goiânia
Prefeitura de Goiânia entrega escola de tempo integral na região Sul