22 de novembro de 2024
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Primeiro dia do embarque prioritário mostra ônibus com menos passageiros e aglomerações na porta do Terminal Praça da Bíblia

Aglomeração na porta do Terminal Praça da Bíblia (Foto: Reprodução/DG)
Aglomeração na porta do Terminal Praça da Bíblia (Foto: Reprodução/DG)

O embarque prioritário para passageiros do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia que trabalham em serviços essenciais começou a valer a partir desta terça-feira (23/03) e o Diário de Goiás acompanhou como foi a experiência no Terminal Praça da Bíblia. A Live do DG que esteve presente no local você poderá acompanhar na íntegra ao final desta matéria.

A cena era inusitada e peculiar: um ônibus do Eixo Anhanguera com todos os passageiros sentados e cadeiras vagas. Às 06h45 da manhã de uma terça-feira. Isso causaria estranheza em qualquer passageiro que utiliza o transporte coletivo no cotidiano. Ao lado do veículo da Metrobus, um outro carro de uma linha alimentadora também apresentava o mesmo cenário. O embarque prioritário para trabalhadores de serviços essenciais parece ter dado certo no sentido de coibir aglomerações nos horários de pico. Ao menos pela manhã de hoje.

Mas na porta do Terminal Praça da Bíblia, as pessoas não conseguiam entrar nos Terminal. Alguns reclamavam que não estavam sabendo. Outros, que fizeram o cadastro, apresentando suas justificativas, mas foram barrados. “Eu fiz o cadastro, olha aqui ó”, mostrou o comprovante de cadastro, a cuidadora de idosos Luciene, para o repórter do Diário de Goiás, Thyago Humberto. “É um absurdo o que estão fazendo!”, desabafou.

O Uidemarcos trabalha num posto de combustível em frente ao Praça da Bíblia e disse não ter feito o cadastro por falta de informação. “Não cadastrei porque eu trabalho a noite. Eu trabalho nesse posto da frente. Sai 6 horas e tenho que esperar até agora porque não houve nenhuma veículação. Todo mundo foi pego de surpresa. Deveria ter avisado com antecedência para que as pessoas pudessem fazer o cadastro. Agora, trabalho a noite inteiro, chego aqui e tenho que ficar esperando… Só as 7h15”, destacou.

Com aproximadamente 2 minutos de atraso em relação às 07h15, as catracas foram liberadas. O cenário foi muito parecido no Padre Pelágio, onde também foram observados pequenas aglomerações na porta, mas dentro, um terminal com menos pessoas.

*Redemob faz boa avaliação do sistema*

A gerente do sistema Sitpass do Redemob Consórcio, Flávia Tillmann falou com a equipe do Diário de Goiás sobre as reclamações apresentadas pelos passageiros na manhã desta terça-feira (23/03). Na avaliação dela, “problemas pontuais” podem ser apresentados nesses primeiros dias, porém, o resultado geral é de “sucesso”.

“Nós podemos afirmar que o cadastro é um sucesso e que o sistema está funcionando bem. Hoje nós já temos mais de 68 mil clientes cadastrados, a maioria deles é na área de saúde”, destacou. “Nós estamos alguns casos pontuais mas que precisamos de maiores informações para cruzar com nossa base de dados. Uma informação que a gente tá reiterando é que é indispensável que a pessoa que fez o cadastro, ela use o cartão dela. Se ela usar o cartão de terceiros, o sistema não vai funcionar”, alertou.

Segundo Flávia, mais de 28 mil cadastros passarão por uma avaliação pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) juntamente com o RedeMob Consórcio para verificar se de fato, são trabalhadores essenciais. É o caso de Luciene, que apesar de cuidadora, não tem vinculo formal com o empregado. “Ela pode apresentar uma declaração do empregador, da pessoa que ela está trabalhando”, explicou.

Sobre o problema apresentado por Uidemarcos, Flávia explicou que a gestão de comunicação do sistema de embarque e desembarque tem sido feita pelo Governo do Estado, mas que o cadastramento continua e o frentista poderá se cadastrar a qualquer momento. “Essa comunicação toda está a cargo do Governo do Estado de Goiás, mas o cadastro ainda está aberto e elas poderão se cadastrar a qualquer momento. A partir do momento que ela se cadastrar, em até 1 hora, o cadastro vai estar liberado para uso nesse horário de pico”, explicou.

Por fim, a gerente ressalta que apesar dos problemas existirem, é normal que sejam apresentados, e também solucionados. “É normal que no sistema como um todo existam problemas pontuais como esse caso que falamos agora à pouco, mas que todos eles serão tratados e resolvidos”, concluiu.


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