Publicidade
Brasil
| Em 1 ano atrás

Primeiro dia de Enem é marcado por 15 candidatos presos e mais de 4 mil eliminados

Compartilhar

Dados preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados e apontam a participação de 71,9% dos estudantes inscritos. Dentre os inscritos, cerca de 4 mil estudantes foram eliminados e 15 pessoas foram presas. O balanço parcial foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

Durante a coletiva o presidente Inep afirmou: “chegamos ao final do primeiro dia de provas com um número pequeno de ocorrências e participação significativa”. Foram eliminados os candidatos que portavam algum equipamento eletrônico; ausentaram-se antes do horário permitido; ou não atenderam orientações dos fiscais, por exemplo.

Publicidade

As provas realizadas no último domingo (5) foram realizadas em 9.396 locais, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Os participantes realizaram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Publicidade

Candidatos presos

Em Santo Antônio de Jesus um homem com mandado de prisão foi capturado, no final da tarde de domingo (5), na unidade de ensino, onde fazia a prova do Enem. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial do município. Em Campina Grande, com um homem que foi preso após cumprimento de prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia.

Publicidade

Já em Poços de Caldas, no Sul de Minas, um homem de 32 anos foi preso após revista para usar o banheiro durante a prova do Enem. Uma faca foi localizada na cintura do suspeito. A policia foi acionada e o candidato foi desclassificado do concurso.

Reaplicação

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

Publicidade
Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019