A chegada de uma frente fria vinda da região Sul do país em direção à região Sudeste vai intensificar as chuvas em Goiás. Desta sexta-feira (8), até o próximo domingo (10), o volume de precipitação será maior, com ocorrência de ventos fortes e raios. A orientação é para que os estudantes que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo se planejem para o deslocamento até os locais de prova, de modo a não serem prejudicados pelas chuvas fortes.
De acordo com a previsão do Centro e Informações Metereológicas e Hidrológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o volume de chuvas pode chegar a mais de 100 milímetros. “Teremos chuvas intensas durante os próximos dias, com mais de 100 milímetros. Teremos também rajadas de vento e muita descarga atmosférica, os raios. Então a população tem que estar atenta”, avisa o gerente da Cimehgo, André Amorim.
Considerando as condições climáticas para este final de semana, o alerta especial vai para os candidatos do Enem, que neste domingo (10) farão as provas de ciências da natureza, química, física e biologia e matemática.”Para quem vai fazer a prova do Enem, é tentar chegar um pouco mais cedo, porque essas chuvas podem atrapalhar o seu deslocamento até o local de prova. Pode ter alagamento, transbordamento de mananciais”, anunciou Amorim.
O boletim metereológico do Cimehgo indica potencial para chover até 80 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 70 km/h. As temperaturas médias variam entre 19ºC a 30ºC em todo o Estado.
Em Goiás, mais de 150 mil candidatos estão inscritos para fazer o Enem. A abertura dos portões será ao meio-dia e o fechamento será às 13h. Os candidatos terão até às 18h30 para concluírem o exame.
Leia mais sobre: chuvas em goiás / Chuvas no dia do Enem / Enem 2024 / previsão do tempo / Cidades