Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 12 anos atrás

Prefeitura promove seminário voltado para o atletismo

Compartilhar

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 30 e 31, dois encontros científicos voltados para o atletismo. O evento promovido a partir de uma iniciativa ligada ao Projeto Zatopek, acontece das 14 às 18 horas, na pista de corrida da UniEvangélica.

Publicidade

No primeiro dia do evento o palestrante será o presidente de Federação Goiana de Atletismo (FGAT), professor Genivaldo Caixeta, que também é um dos técnicos mais renomados de Goiás. O tema da palestra será “Os novos talentos da escola ao rendimento”. Dia 31, a comunidade atlética terá a presença do professor Rildo Arantes, técnico de atletismo de Catalão. Ele apresentará uma técnica denominada “Camping” para provas de velocidade.

Projeto Zatopek

Publicidade

Apenas em 2012 os alunos do Zatopek participaram de 20 competições, além do Campeonato Goiano de Corrida de Rua. O projeto atende de modo geral mais de mil crianças e adolescentes, em campeonatos interescolares. Já o Núcleo de Excelência treina atualmente 60 adolescentes nas categorias: salto a distância; salto triplo; corridas de velocidade, fundo e meio-fundo; arremesso de pesos; e lançamento de dardo.

Publicidade

O projeto é uma homenagem a Emil Zatopek, que nasceu em Koprivnice, na República Tcheca, no dia 19 de setembro de 1922, e morreu em 22 de novembro de 2000, em Praga. Sexto filho de uma família pobre, tornou-se um dos maiores nomes do atletismo em todos os tempos e recebeu o apelido de Locomotiva Humana.

Foi o único homem a vencer os cinco e os 10 mil metros e a maratona numa mesma Olimpíada, no ano de 1952, em Helsinque, na Finlândia. Ao todo, Zatopek bateu 20 recordes mundiais em distâncias variando de cinco a 30 mil metros. Em 1951 ele tornou-se o primeiro homem a correr 20 quilômetros em uma hora. Ainda participou da maratona olímpica de Melbourne, em 1956, apenas 45 dias depois de submeter-se a uma cirurgia de hérnia. Apesar de o médico lhe recomendar ficar dois meses sem correr, Zatopek completou a maratona em sexto lugar.

Publicidade

Zatopek é uma referência no treinamento desportivo (no período pré-científico) por utilizar estratégias de treinamento nunca antes vistas. Ele utilizou o interval training, pela primeira vez, fornecendo bases empíricas para as futuras pesquisas científicas sobre esse método.

Publicidade