A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia promoverá nesta quarta-feira (26) uma ação educativa de combate à Sífilis, na Capela São Judas Tadeu, no Jardim Guanabara I. A ação contará com palestras, rodas de conversa, distribuição de preservativos e brindes para as gestantes entre as 8h e 10h.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Juliana Brasiel, o objetivo é incentivar a população a fazer o exame e aumentar a adesão ao tratamento, que é disponibilizado pela rede municipal de saúde durante o ano todo.
“O foco da campanha são as gestantes com sífilis e seus parceiros sexuais por conta da sífilis congênita, que pode provocar aborto”, ressalta Juliana Brasiel.
Dados
Segundo a gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, 257 gestantes tiveram a doenças e 76 crianças nasceram com sífilis congênita em 2014. No ano seguinte 204 gestantes foram diagnosticadas com a doença e 79 crianças nasceram com sífilis congênita.
Até agosto de 2016 foram registradas 120 gestantes com a doença e 67 crianças que nasceram com sífilis congênita.
O exame em Goiânia é gratuito e rápido. A sífilis é uma doença infecciosa e tem três fases, sendo a primária, secundária e terciária. Em crianças, a sífilis congênita poderá causar malformação óssea, surdez e problemas neurológicos, entre outros.
Leia mais:
- Morte de macaco é principal indicativo para febre amarela
- Confirmados os primeiros casos de Chikungunya transmitidos em Goiânia
- Prefeitura de Goiânia realiza ação de recolhimento de pneus
Leia mais sobre: Goiânia