A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), intensificou, nesta segunda-feira (27), a orientação para coibir o descarte irregular de lixo nas calçadas. Durante a ação, os agentes percorrem as ruas e abordam os moradores com o objetivo de informar e educar sobre a destinação correta de resíduos. Além disso, solicitam a realização de capina e roçagem nas calçadas.
Entre os bairros atendidos, estão: Bairro Rodoviário, Cidade Jardim, Conjunto Morada Nova, Vila Aurora, Jardim América, Jardim Vila Boa, Vila Rezende, Parque Amazônia, Jardim Planalto, Parque Anhanguera, Urias Magalhães e Jardim Novo Mundo.
“Alguns moradores descartam areia, brita, tijolos e outros materiais de obras, criando barreiras para a passagem de pedestres, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida”, destacou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Nos casos de descarte irregular de lixo nas calçadas, os moradores são notificados administrativamente e têm três dias para remover os resíduos. Caso o prazo não seja cumprido, a notificação é encaminhada à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que tomará as providências necessárias e elaborará um relatório técnico.
Entre os tipos mais comuns de descarte irregular estão animais mortos, móveis, entulhos, galhadas, lixo em lotes baldios e terra em vias públicas. “Além de ser uma falta de respeito com os vizinhos, esse tipo de atitude contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos”, alerta o prefeito Sandro Mabel.
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo à Comurg por meio do WhatsApp (62) 99855-8555.
Leia mais sobre: Comurg / Descarte de Lixo / Prefeitura de Goiânia / Cidades