O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), deve lançar na manhã desta quarta-feira (22), no Paço Municipal, o programa Casa Verde Amarela Parcerias.
O intuito do chefe do Executivo é unir-se ao setor privado para a criação de investimentos em parceria com o Casa Verde Amarela, do governo federal, e construir casas destinadas às famílias de baixa renda da capital.
Goiânia será a primeira cidade do Brasil a receber a Secretaria Nacional de Habitação para firmar essa parceria, de acordo com o Governo Federal. Os detalhes desse projeto serão repassados à imprensa na coletiva desta quarta-feira.
A crise política e econômica, em decorrência da pandemia também, criou obstáculos para a criação de programas voltados para este setor, segundo especialistas. Portanto, a mão do estado, ou seja, o setor público é fundamental nessa empreitada.
O setor privado deve apresentar ao prefeito todos os pormenores da proposta para que o Paço defina um cronograma para colocar em prática este projeto.
O programa do governo federal Casa Verde Amarela substitui o Minha Casa, Minha Vida (criado na gestão do Partido dos Trabalhadores). A princípio, famílias com renda mensal de até R$ 4 mil serão atendidas pelo programa. Desta forma, os municípios devem entrar com 20% do valor das moradias.
Uma das parcerias dos municípios ao programa pode ser com terrenos para as moradias e também com a parte da infraestrutura, porém a reunião dará mais detalhes a propósito da parceria.
Leia mais sobre: Goiânia. / Prefeitura de Goiânia / Destaque / Goiânia