Enquanto permanecem reclamações vindas de diferentes bairros da cidade, a Prefeitura de Goiânia lança uma nova data para normalizar a coleta de lixo. O prefeito Rogério Cruz anunciou que inicia nesta sexta-feira (3), a Operação Cidade Limpa. Ela visa atender a demanda represada de coleta domiciliar nas regiões Leste e Norte da capital. Desde o dia 15 denúncias de lixo acumulado vêm se intensificando e os anúncios de solução se repetindo.  

Prefeitura lança nova data para normalizar coleta

Agora a estimativa é que haja a normalização da coleta nas duas regiões nos próximos 10 dias.

Publicidade

A melhoria nos serviços viria no dia 22 na previsão da Prefeitura de Goiânia, como mostrou reportagem do Diário de Goiás no dia 15. Contudo, doze dias depois a população continua apontando falhas na coleta. A previsão também chegou a indicar terça-feira (30) para o serviço ser regularizado.

Publicidade

Houve até manifestação com lixo jogado na entrada do Clube do Povo, no Residencial Rio Jordão, onde o prefeito participaria de evento do Dia do Trabalhador.

Publicidade

Anunciado incremento operacional

A ação anunciada pela prefeitura para esta sexta se concentrará “nos próximos dois dias na Região Leste e, no domingo, focará na Região Norte”.  Segundo a divulgação, haverá o incremento operacional das equipes da Comurg que não atuariam nesses dias.

De acordo com a prefeitura, a estrutura disponibilizada pelo Consórcio Limpa Gyn supera o contratado e atualmente inclui 32 caminhões compactadores, 15 caminhões modelo caçamba e cinco pás mecânicas.

Publicidade

Nesta sexta e sábado, toda estrutura do Consórcio estará concentrada na Região Leste durante o dia, sendo que, no segundo turno, seguirá o cronograma habitual do serviço de coleta nas duas regiões.

No domingo, o foco será a Região Norte, com os equipamentos do Consórcio e mais 25 caminhões compactadores da Comurg. Além disso, cerca de 100 trabalhadores deverão estar nesta atividade.

“As regiões Sul e Oeste continuam sob responsabilidade exclusiva da Comurg, com operação regular em todos os bairros. A Companhia tem trabalhado para informar aos moradores destas regiões acerca da frequência do serviço, bem como dos turnos, para garantir que os resíduos sejam retirados das residências apenas em horários próximos da coleta”, informou a prefeitura.

Os contratos da administração com a Comurg e com o Consórcio Limpa Gyn preveem o serviço de coleta de lixo sob demanda, isto é, com a remuneração a partir da pesagem dos resíduos coletados. Segundo o município, isso significa que cada empresa receberá pelo trabalho efetivamente realizado, sem qualquer aumento de custos para a população.

“Durante a [próxima] semana, o prefeito Rogério vai coordenar a operação e pode determinar novas providências, caso seja necessário”.

Publicidade