A Prefeitura de Goiânia vai contratar empresas para o desenvolvimento de projetos de corredores de ônibus nas Avenidas 24 de Outubro e Independência, além de realizar serviços de requalificação dos já existentes nas Avenidas 85 e T63. O aviso de concorrência pública já foi publicado no Diário Oficial do Município e os processos poderão ser abertos entre os dias 7 e 8 de outubro por meio do site oficial da prefeitura.
Os corredores preferenciais atendem ao programa da atual gestão de investimento em mobilidade urbana, com vistas a destravar o tráfego de veículos, promover as condições de acessibilidade e melhorar a fluidez do transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem e espera dos usuários. Atendem também ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana, instituído em 2012 pelo Governo Federal, que estabelece, entre outras diretrizes, priorizar os deslocamentos a pé dentro das cidades, os não motorizados e os coletivos sobre os individuais.
Com recursos do Governo Federal, estimados em R$ 2.818.099,22, as empresas vencedoras serão responsáveis pelos projetos: geométrico, de drenagem, pavimentos, sinalização vertical, horizontal e semafórica, laços detectores e infraestrutura para a rede de monitoramento e informação (rede de lógica) e iluminação.
Para o prefeito Iris Rezende, o crescimento acelerado da Capital é incontestável e exige políticas públicas de melhoria da mobilidade urbana. Goiânia é uma cidade grande e que não para de crescer. A organização do trânsito é fundamental neste contexto. E os corredores exclusivos fazem parte de um projeto extenso, que envolve desde o trabalho de conscientização até o melhoramento do transporte coletivo em nossa Capital. Estamos empenhados neste trabalho incessante que, tenho certeza, trará grandes resultados para os goianienses”, ressalta.
Entenda como será:
A intenção da Prefeitura é que os projetos atendam à real concepção dos corredores, que funcionam como pistas expressas, cujo objetivo é acelerar o transporte público, destravando o trânsito e diminuindo o tempo da viagem para o usuário. A ideia é implantar corredor ao longo da 24 de Outubro e da Independência e requalificar as faixas preferenciais das Avenidas 85 e T-63, com pavimento rígido nas baias destinadas aos pontos de embarque e desembarque de passageiros (PEDs), e o pavimento flexível existente, tanto na faixa preferencial quanto nas faixas destinadas ao tráfego geral, será totalmente requalificado, assim como os canteiros centrais, onde houver.
Os corredores receberão nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, novos abrigos nos PEDs e infraestrutura destinada à rede de lógica, fornecimento e implantação dos equipamentos necessários para o funcionamento da rede (ex: câmera Speed dome, postes, etc), e implantação de nova iluminação artificial em LED, em substituição à iluminação existente e, também, rede de drenagem nos pontos críticos definidos em projeto. As calçadas que fazem divisa com os corredores serão padronizadas, com desenho universal, em atendimento às normas e decretos municipais.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, assegura que os recursos já estão garantidos no Orçamento da União e esclarece que a construção será feita por trechos, como vem acontecendo com a Avenida Leste-Oeste.
“Nesse primeiro momento, estamos licitando as empresas que farão os projetos dos corredores de ônibus que planejamos para Goiânia. Após esse processo, vamos definir a estratégia de construção, que deverá ser por trechos e licitar esses trechos separadamente para executar até o final da gestão. O que não der para concluir, já estará licitado para o próximo prefeito que assumir, mas é importante ressaltar a iniciativa e o investimento que estamos fazendo para transformar a mobilidade urbana da nossa Capital”, frisa o secretário.